Arapongas começou 2023 com saldo positivo de 220 vagas de emprego com carteira assinada. O município foi o principal destaque da região na abertura de postos de trabalho em janeiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Foram 1.669 admissões e 1.449 desligamentos na cidade no primeiro mês do ano.
O bom resultado de Arapongas garantiu o saldo positivo da região. Os 28 municípios pesquisados pela reportagem fecharam janeiro com 67 empregos criados. O número regional acabou afetado pelo mau desempenho de cidades importantes, como Jandaia do Sul (-78), São Pedro do Ivaí (-44), Faxinal (-21) e Apucarana (-10). (Veja o gráfico)
Após fechar 2022 com saldo negativo de 107 vagas, Arapongas iniciou 2023 com bons resultados impulsionado pela indústria, que abriu 95 vagas, e pelo setor de serviços, que criou 93 postos de trabalho.
Já o mau resultado de Apucarana foi puxado pelo comércio, que fechou 77 vagas em janeiro; pelo setor de serviços, que encerrou 34 postos de trabalho, e pela agropecuária (-1). A indústria registrou número positivo de 98 empregos com carteira assinada e a construção civil, 4. Em números gerais, o município abriu 1.429 vagas, mas fechou 1.439.
O economista Rogério Ribeiro, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), afirma que há uma expectativa de redução do desemprego em 2023 e nos próximos anos. “Porém, esta redução será lenta, porque o nível de crescimento da economia também será lento”, pontua.
No caso de Arapongas, o economista destaca o bom desempenho dos setores de serviços e indústria. “É natural o setor industrial retomar as contratações por conta da retomada das vendas programadas”, diz.
Sobre o resultado negativo de Apucarana, Rogério Ribeiro assinala que a perspectiva é de melhora gradual nos números. “São movimentos sazonais que se restabelecerão ao longo do ano”, pondera.
Paraná soma 6,3 mil novos postos de trabalho
O Paraná abriu o ano com 6.369 novas vagas de emprego com carteira assinada. Os dados de janeiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
O saldo do mês é resultado da diferença entre as 145.339 admissões e 138.970 demissões no período. No Brasil, o saldo foi de 83.297 postos de trabalho formais, sendo que 16 das 27 unidades da federação fecharam o mês com resultados positivos.
O saldo de vagas no acumulado dos últimos 12 meses, entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023, é de 103.977 no Paraná, o melhor resultado da região Sul no período. Com isso, o estoque de empregos formais do Estado é atualmente de 2.929.486 postos.
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destacou que o Estado tem buscado novos parceiros para o desenvolvimento de programas e ações focadas na geração de emprego e renda no Paraná. “Também estamos reestruturando projetos já existentes com o objetivo de garantir o maior número possível de colocações no mercado formal de trabalho”, afirmou.