Evento tradicional no varejo norte-americano que ganhou espaço no Brasil, a Black Friday promete movimentar o comércio de Apucarana com adesão das lojas a queima de estoque a partir de hoje. Durante a semana, as lojas funcionarão em horário normal, mas na sexta-feira (24), data oficial da liquidação, todos estabelecimentos da área central atenderão até às 22 horas.
Na Rua Ponta Grossa, a Black Friday começou anteontem e segue até sábado (25). A semana de descontos foi idealizada pela governança da rua e integra o projeto de revitalização da área, que além da mudança estrutural, inclui uma mudança no modelo de atendimento dos lojistas.
“Essa é a primeira ação da governança da Rua Ponta Grossa. É uma semana muito especial para o comércio de Apucarana”, destaca a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção.
Além dos descontos, os comerciantes da rua estão preparando atividades extras para atrair o público na próxima sexta-feira. Organizadas pelo Sesc, serão desenvolvidas ações voltadas às crianças, com pintura artística e e adultos, aferição de pressão, entre outros atendimentos. A partir das 14 horas da Black Friday, a rua contará com a presença de animadores e vendedores de pipoca e algodão doce até as 21 horas.
Para o empresário César Augusto Pinto, a Black Friday se tornou um termômetro para as vendas de fim de ano, época em que muitos consumidores adiantam as compras de Natal para aproveitar as promoções. “É um pré-aquecimento para o natal. Uma grande oportunidade para aproveitar as promoções”, assinala.
No comércio geral, as promoções relativas à Black Friday começam hoje e seguem até 29 de novembro, período em que a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) calcula um aumento de até 15% nas vendas. O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, ressalta que a data já caiu no gosto dos brasileiros e por isso a expectativa de crescimento nas vendas é alta. “Lojistas preparam descontos e produtos exclusivos e os consumidores esperam por isso. A Acia deseja que seja mais uma vez um sucesso, pois isso movimenta a economia”, salienta.