A Sanepar e a Ambiental Paraná iniciam na próxima semana a ampliação do atendimento com coleta e tratamento de esgoto em São Pedro do Ivaí e em outros municípios do lote 1 da Parceria-Público-Privada (PPP). Treze dos 36 municípios da região Centro-Leste, que formam o lote 1 das PPPs da Sanepar, terão os sistemas de esgotamento sanitário operacionalizados pela parceira, incluindo, também no Vale do Ivaí, Jardim Alegre.
Tratam-se de municípios que já têm estrutura de coleta e tratamento. A Ambiental, sob a supervisão e fiscalização da Sanepar, fará a operação e manutenção da rede e dos equipamentos como elevatórias e estações de tratamento de esgoto.
“Sem dúvida, as PPPs são um marco para a história do Paraná. Com este modelo de contrato, vamos avançar cada vez para atingir a universalização do saneamento no Estado. As PPPs vão nos permitir levar soluções para os municípios menores e maximizar os esforços para melhorar as estruturas onde já atendemos”, comemora o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
O prefeito de São Pedro do Ivaí, Rildo Camargo, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (8), representantes dos parceiros para explicar como a prestação de serviço será feito.
A reunião foi conduzida pelo gerente de Parcerias Público-Privadas Nordeste da Sanepar, Fernando Norio. Ele lembrou que este contrato de PPP é algo inovador e inédito na região. “Esse contrato foi elaborado pela Sanepar com o intuito de garantir que ocorra a universalização do saneamento nos prazos necessários, previstos pelo governo”, pontuou.
O prefeito avalia que deve haver um importante avanço para o saneamento básico do município a partir desta parceria. Isso porque estão previstas obras que ampliarão o atendimento com rede coletora de esgoto no município, dos atuais 58% para 80%, em 2028, e 90%, em 2033. “Valorizando a nossa cidade, com qualidade de vida, uma saúde pública de excelente qualidade”, destaca. A ampliação do sistema abrangerá ainda o distrito de Marisa.
Segundo Norio, a exemplo do encontro em São Pedro do Ivaí, os prefeitos dos municípios contemplados pelas PPPs têm amplo acesso aos valores, prazos e metas a serem atendidas no contrato. O gerente esclarece que as atividades inerentes ao abastecimento público de água de todos os municípios continuarão com execução e gestão total da Sanepar.
Nos demais municípios do lote 1 das PPPs da Sanepar, obras estão sendo planejados para a implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Nessa etapa, as PPPs incluem vários municípios da região como Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rio Branco do Ivaí e Sabáudia.