CIDADES

min de leitura - #

Comércio de Apucarana define horários especiais para a Copa

Da redação

| Edição de 24 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, e o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap), Anivaldo Rodrigues da Silva, assinaram ontem a minuta que define os horários de abertura do comércio nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.

Imagem ilustrativa da imagem Comércio de Apucarana define horários especiais para a Copa

São três partidas na primeira fase. A estreia será no dia 17 de junho, um domingo, contra a Suíça, às 15 horas. Como não há expediente nesse dia no comércio de rua, a partida não representará nenhuma mudança. Já o segundo jogo será dia 22, uma sexta-feira, às 9 horas. A Seleção encara a Costa Rica. Para que os trabalhadores assistam o jogo, o comércio irá abrir ao meio-dia. O time de Tite encerra a primeira fase no dia 27, uma quarta-feira, às 15 horas. Neste dia, o comércio fecha às 14 horas. 
Caso haja classificação para as oitavas de final, quartas de final e semifinal, os jogos serão às 11 horas ou às 15 horas. Portanto, nos dias de expediente até as 18 horas em que o Brasil jogar às 11 horas, o comércio fecha às 10 horas, retomando as atividades das 14 às 18 horas. Nos dias em que o Brasil jogar às 15 horas, o comércio encerra as atividades às 14 horas, não retomando mais o expediente. A decisão, caso o Brasil chegue até lá, será no domingo, ao meio-dia, o que não vai gerar interferência nas lojas. 
“Esse acordo visa normatizar o funcionamento do comércio nos dias de jogos da Seleção. Não tem outro jeito, porque tudo para nessa época e até mesmo quem não é muito ligado a futebol acompanha o Brasil”, assinala Aída Assunção, do Sivana. Ela lembra que essa minuta vale também para os trabalhadores das lojas do shopping. No entanto, nesse caso, esses funcionários voltam uma hora depois do jogo ao trabalho, no caso das partidas coincidirem com o horário de expediente.
Quanto às compensações, o acordo define que especificamente a 1 hora (60 minutos) que antecede os jogos e a 1 hora após o término dos jogos (horário computado para “deslocamento” dos trabalhadores) poderão ser objeto de compensação em banco de horas, no prazo máximo até dia 15 de agosto.
Essas horas não poderão ser compensadas sobre as horas-extras, feitas em sábados em que o comércio estende seu horário até as 18 horas. As horas exclusivas dos jogos serão tidas como trabalhadas e não poderão ser objeto de compensação, tampouco pagas como extras.

BANCOS
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também já divulgou o horário de funcionamento dos bancos. Em dias de jogos às 9h, o atendimento ao público nas agências bancárias do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 13h às 17h. Em dias de jogos às 11h, o expediente será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Já em dias de jogos às 15h, o atendimento será das 9h às 13h.