CIDADES

min de leitura - #

Comércio otimista aposta em alta nas vendas da Black Friday

Fernando Klein

| Edição de 21 de novembro de 2022 | Atualizado em 21 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Comércio otimista aposta em alta nas vendas da Black Friday

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As lojas de Apucarana vão funcionar em horário especial na próxima sexta-feira (25), quando ocorre a Black Friday. O comércio ficará aberto até as 22 horas na cidade, com promessa de descontos que podem chegar a 80%, dependendo do segmento. A promoção, que nasceu nos EUA e vem sendo adotada pelo comércio nacional há alguns anos, marca o ‘ponto de partida’ para as vendas de natal.

A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. A data de promoções no comércio passou a ser adotada também no Brasil efetivamente a partir de 2012. Inicialmente, os descontos eram ofertados por grandes marcas do comércio eletrônico, mas agora a data também se popularizou nas lojas de rua de todos os segmentos.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção afirma que a Black Friday representa se tornou o início das vendas de final de ano. “Estamos esperando aumento de 5% a 10% nas vendas na Black Friday. As lojas participantes da promoção estão sendo identificadas com cartazes”, explica.

Aída observa que muitas lojas já estão com o “esquenta” desde a semana passada, com muitas promoções na faixa de 50% e 60%. Algumas redes, no entanto, prometem descontos até maiores, chegando a 80%.

“A Black Friday já entrou no calendário do comércio de Apucarana há pelo menos cinco anos. Está presente, inclusive, na convenção coletiva anual que assinamos com o sindicato dos trabalhadores”, assinala a presidente do Sivana.

Ela afirma que os setores de confecções, incluindo roupas, calçados e bolsas, também participam com promoções. “A maioria das lojas vai participar. É uma mobilização de todo comércio, dando largada para as vendas de final de ano”, reforça Aída. No sábado, no entanto, não haverá horário estendido. As lojas funcionarão até as 13 horas.

Gerente de uma loja de eletrônicos e eletrodomésticos na cidade, Lucas Marcel Ferreira afirma que o clima é de empolgação com o “esquenta” da Black Friday. Segundo ele, a movimentação é grande porque, neste ano, a promoção ocorre durante a Copa do Mundo. “Muita gente está trocando de televisor e também buscando por novos aparelhos de celular”, comenta. Na sexta-feira, os descontos podem chegar a 80% em alguns itens.

As lojas de confecções também entraram com tudo na Black Friday. Gerente de uma tradicional loja de roupas, Emileide Sincoski, afirma que a expectativa é positiva. O estabelecimento iniciou o “esquenta” na semana passada. “Os descontos chegam a 50% em peças selecionadas, desde roupas, bolsas e sapatos”, afirma. Segundo ela, há otimismo para o final do ano, com a ativação da iluminação de Natal no centro e o início do funcionamento até as 22 horas a partir de 7 de dezembro.

ARAPONGAS

Em Arapongas, as lojas vão funcionar até as 21 horas nesta sexta-feira (25), conforme Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A expectativa dos lojistas da cidade também é de aumento nas vendas com a grande oferta de descontos.