O Governo do Estado realizou ontem um encontro do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, onde foram discutidas ações de mobilização e vigilância permanente com o objetivo de reduzir os casos da doença e o número de óbitos no Paraná.
Composta por representantes de secretarias do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, empresas estatais e entidades representantes da sociedade civil, a reunião trouxe um panorama do atual cenário epidemiológico, buscando alinhar ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“A luta contra a dengue é comunitária. É necessário unir esforços para proteger a saúde da população e superar desafios. Este trabalho integrado possibilita o desenvolvimento e implementação de ações para evitar um agravamento ainda maior deste cenário, especialmente no que diz respeito aos casos mais graves”, declarou Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.
De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, o Paraná soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela dengue. Desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2023, o Paraná tem intensificado ações de combate à doença, por meio de aumento no repasse de recursos à vigilância sanitária, capacitações para o manejo clínico de pacientes, envio de veículos para a aplicação do fumacê e intensificação de campanhas de conscientização.
O tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig, coordenador estadual da Defesa Civil, ressaltou ações que a pasta vem desenvolvendo neste ano.
“Temos atuado em relação direta com os municípios, realizando mutirões de limpeza para evitar criadouros do mosquito. Este é um combate que passa principalmente pela conscientização da população, por isso a necessidade de promover atos coletivos”, avaliou.
Criado em 2019, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue tem como objetivo implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. O comitê é composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado.