CIDADES

min de leitura - #

Comunidade defende instalação de subdivisão policial em Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 18 de outubro de 2023 | Atualizado em 18 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Comunidade defende instalação de subdivisão policial em Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Rotary Club de Ivaiporã promoveu na noite de anteontem uma sabatina com o objetivo de discutir soluções eficazes na área de segurança pública na região. O evento ocorreu na Casa da Amizade e contou com a participação do delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil (DRP), Erlon Ribeiro da Silva. Durante a reunião, os rotarianos e convidados também debateram a criação de uma Subdivisão da Polícia Civil em Ivaiporã. 

O delegado Erlon, que assumiu a delegacia no dia 2 de janeiro, apresentou o resultado de nove meses de trabalho. Ele informou que a 54ª DRP tem cerca de 350 inquéritos policiais em andamento, recebe uma média de 200 boletins de ocorrências por mês e realiza aproximadamente 20 medidas protetivas mensais. Além disso, foram realizadas 33 prisões e cumpridos 29 mandados de busca e apreensão até o momento. 

Quanto aos casos atendidos na região, o delegado afirmou que quase metade estão relacionados à violência doméstica e, em segundo lugar, estão os crimes de estelionato via internet. 

Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de criar uma Subdivisão Policial em Ivaiporã. O advogado Fernando Santilio, membro da Comissão de Eventos e Prestação de Serviços do Rotary Club, sugeriu a formalização de um ofício que foi assinado por todos os presentes. O documento será encaminhado aos prefeitos e vereadores da pertencentes à Comarca de Ivaiporã.

“A 54ª DRP tem feito um bom trabalho na cidade, mas necessitamos de uma Subdivisão Policial. Existe a possibilidade de criação, para isso necessitamos da vontade política. E a sociedade quer dar um apoio maior para os prefeitos, vereadores para que essa Subdivisão que é um sonho antigo realmente seja criada”, diz Santílio

Aldinei Andreis, vice-presidente do Conseg, destacou que a Subdivisão Policial representaria uma grande melhoria para a segurança da região. “A Subdivisão é importante não somente para aumentar o número de policiais, mas também ampliar os serviços da Polícia Civil”.

Participaram do evento representantes dos prefeitos e vereadores da comarca, bem como diversas entidades e órgãos públicos na área de segurança.