CIDADES

min de leitura - #

Concurso da GCM de Apucarana tem 27% de abstenção

Da Redação

| Edição de 16 de maio de 2022 | Atualizado em 16 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Concurso da GCM de Apucarana tem 27% de abstenção

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dos 3.293 inscritos 2.420 realizaram anteontem as provas do concurso da Guarda Civil Municipal de Apucarana, o que garantiu um índice de comparecimento superior a 73%. O balanço foi divulgado ontem pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), organizadora do concurso.

As provas foram aplicadas em dois locais: na Faculdade de Apucarana (FAP) e no campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O gabarito da prova objetiva está sendo divulgado hoje no caderno de editais da Tribuna do Norte. “Depois, entre os dias 17 e 18, haverá o prazo para recurso do gabarito e, no dia 30 de maio, acontece a divulgação das notas da prova objetiva”, informa o presente da comissão organizadora do concurso e comandante da GCM, Alessandro Carletti.

Carletti explica que a seleção dos candidatos consistirá em duas fases de caráter eliminatório e classificatório. A primeira terá cinco etapas, sendo a prova objetiva (já realizada no domingo), exame de suficiência física, exame de saúde e antropométrico, além de pesquisa social e avaliação psicológica e/ou adequação ao perfil profissional.

Os classificados seguirão para a segunda fase, que será o curso de formação, também de caráter eliminatório e classificatório. A previsão é de que a classificação final e definitiva dos aprovados a ingressar na GCM aconteça em janeiro de 2023 e a convocação entre março e abril.

O curso de formação – de cinco meses - será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-PR) no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os novos guardas, caso a projeção de convocação se confirme, devem começar a atuar nas ruas no segundo semestre de 2023. O concurso vai preencher 25 vagas.