Cerca de 100 mulheres caminharam ontem em Apucarana pela conscientização do câncer de mama, principal causa de morte por câncer entre o público feminino. A “Caminhada Rosa” abriu a programação no município e passou pelas avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Curitiba. O encerramento aconteceu em frente à Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Rui Barbosa, onde foram soltos balões, para lembrar as vítimas da doença. A iniciativa faz parte da Campanha Mundial “Outubro Rosa”, que começou a ser realizada em Nova York em 1990.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 646 paranaenses morreram este ano, de janeiro até outubro, vítimas do câncer de mama. No ano passado, foram 901 vítimas, e no anterior, 868.
As participantes da “Caminhada Rosa” tinham justamente levar a mensagem da importância da prevenção. A aposentada Ana Conceição Doratiotto, 73 anos, não tem histórico de câncer de mama na família, mas não abre mão de fazer os exames de rotina. “A mamografia é muito importante para a mulher. Todas devem fazer o exame e também os exames preventivos do câncer de colo de útero”, aconselha.
Com o lenço e o balão nas cores da campanha, a professora Sirley Ferreira de Souza, 45 anos, também garante que faz os exames de rotina e incentiva as alunas a visitarem o médico ginecologista. “Perdi uma amiga, de 42 anos, porque ela tinha vergonha de ir ao médico e quando foi já era tarde. Por isso, é muito importante conscientizar e fazer o diagnóstico precoce”, defende.
As integrantes da Associação das Senhoras de Rotarianos também caminharam pela causa. “Temos duas companheiras que passaram pela situação. Uma, que fez tratamento há 25 anos, está lutando novamente”, revela a diretora da Associação Cleuza Rizo.
Ela ressalta que, além da caminhada, toda segunda-feira, no período da tarde, elas se reúnem na Casa da Amizade para confeccionar próteses mamárias, para as mulheres que necessitam. “Não é só pela estética. A prótese também ajuda a equilibrar o peso”, afirma.
A enfermeira Lilian Ferreira Domingues, coordenadora da Saúde Metal, observa que com o diagnóstico precoce o panorama de recuperação é positivo. Estudos apontam que a detecção precoce da doença tem cerca de 90% de cura.
Durante todo o mês de outubro, a Autarquia Municipal de Saúde, junto com as demais secretarias, vai promover ações de prevenção, como palestras e exames preventivos nas unidades básicas de saúde.