A falta de vacinas de Apucarana foi principal tema em pauta na reunião mensal de anteontem à noite do Conselho Municipal de Saúde. A chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, Márcia Krempel, participou do encontro e contestou desabastecimento de doses.

O prefeito Beto Preto, que há uma semana vem pedindo providências para regularizar estoques, se disse surpreso e perplexo com a atitude da representante da Secretaria de Estado da Saúde. “Ela demonstrou estar desinformada e equivocada já que apresentou dados que não condizem com a realidade que estamos enfrentando há quase três meses. A população está buscando vacina e não encontra. Estamos sim com falta de três vacinas e estoque reduzido de outras duas”, reitera o prefeito.
O superintendente da Atenção Básica da AMS, e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro, explica que há cerca de 3 meses começaram a faltar em Apucarana as vacinas contra varicela (catapora), contra poliomielite (gotas), e a tetra viral que imuniza contra caxumba, sarampo, varicela e rubéola. “O estoque está baixo, praticamente no limite, das vacinas antirrábica humana, bem como os soros antirrábico humano”, complementa o coordenador do setor de epidemiologia, Luciano Pereira.
A vacina BCG, que imuniza contra tuberculose, também está em com estoque no limite. Por conta disso, a vacinação foi centralizada na UBS Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, centro da cidade, e com dias específicos, na quarta-feira e sexta-feira.
Um dos dados apresentados pela 16ª RS na reunião do conselho foi o de que Apucarana tem em estoque 183 doses da vacina tetra viral. “Essa informação está equivocada, já que no sistema consta que essas doses estão vencidas desde dezembro de 2017. Isso aconteceu porque recebemos uma quantidade desta vacina com um prazo de validade muito curto”, justifica o coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva.
O prefeito Beto Preto, que vem recebendo manifestações de apoio na busca de encontrar solução para falta de vacina, como da Câmara de Vereadores e do Rotary Clube Apucarana 28 de Janeiro, diz que o momento é de ter calma para solucionar a situação e não criar mais problema. “O assunto é grave e deve ser tratado com gravidade. Sou o primeiro a ser solidário a unir forças para solucionar a situação. O que não dá para aceitar é o fato de que mães estão indo aos postos de saúde pedir vacina e receber a informação que de que não tem”, lamenta Beto Preto.
Os dados sobre estoque apresentados pela chefe da 16ª RS, Márcia Krempel, na reunião do conselho foram contestados pela direção da AMS com documentos, incluindo ofícios solicitando vacinas, bem como o relatório do estoque de vacinas no município. “Estamos enfrentando um grande problema, que a chefe da regional de saúde insiste em não admitir”, enfatiza Marcelo Viana.
Levantamento feito ontem em seis UBS localizadas no Núcleo João Paulo, Jardim Ponta Grossa, Jardim Colonial, Dom Romeu Alberti, Parigot de Souza e Jaboti aponta falta, em todas, das vacinas tetra viral, varicela e pólio gotas. As unidades também estavam com baixos estoques de Antirrábica e BCG.
Regional admite discrepância
Segundo a chefe da 16ª RS, Marcia Krempel, novas remessas de vacinas foram recebidas ontem na regional e devem ser encaminhadas hoje ao município. “Com isso, todas as vacinas do calendário estarão disponíveis”, comenta.
Ela admite que há uma discrepância entre os números de estoques constantes no sistema da Regional de Saúde e os apresentados pela AMS que precisa ser resolvida.
“Precisamos sentar e discutis esses processos para identificar porque esse problema vem ocorrendo. Se as doses aplicadas não estão sendo registradas no sistema, se os pedidos feitos estão sendo menores que a demanda real de nascidos vivos do município, se há perda de doses. É evidente que está faltando vacina e precisamos resolver isso”, comenta.
Segundo Márcia, com a chegada do novo lote de vacinas a reposição dos estoques deve ser normalizada nos pontos de vacinação. “A regional está aberta para rediscutir essa forma de distribuição e melhorar o sistema”, afirma.