CIDADES

min de leitura - #

Container mostra vida marinha para alunos de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 16 de agosto de 2022 | Atualizado em 16 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Container mostra vida marinha para alunos de Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Alunos da rede municipal de ensino de Ivaiporã estão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida marinha. Dois containers que simulam ambientes marinhos estão instalados em frente ao Parque Ambiental Jardim Botânico para receber os estudantes.

O projeto Container Marinho é apresentado pelo biólogo Luiz Portela e funciona como um museu itinerante, oferecendo aos alunos um laboratório com exposição de animais marinhos.

Segundo o biólogo, além de ouvirem curiosidades, as crianças podem observar também o acervo que é composto por animais que foram mortos em redes de pescadores, vítimas de derramamento de petróleo, acidentalmente ou encontrados na praia. “A principal função nossa é a educação ambiental e preservação do meio marinho. Todo ar que respiramos vem de lá praticamente. Sem as algas nós não vamos poder sobreviver. Então é importante que eles respeitem o mar e a cidade deles”.

Portela explica ainda que a ideia do projeto surgiu da observação da filha dele. “Ela percebeu que faltava alguma coisa que encaixasse aquilo que eles veem nos livros em sala de aula com uma realidade. Não só aquele mundo virtual, mas uma parte prática”.

De acordo com a pedagoga da secretaria municipal de educação, Vanessa Bonfim Teixeira, o projeto tem também por objetivo ajudar na conscientização ambiental, colocando alunos em contato com animais que muitas vezes são vistos somente na internet, livros ou televisão. “Os biólogos também têm bastante dinâmica para lidar com as crianças, de uma forma bem criativa e eles estão adorando”, destacou.