CIDADES

min de leitura - #

Corpo de Bombeiros inaugura novo quartel em Mauá da Serra

Da Redação

| Edição de 04 de julho de 2024 | Atualizado em 04 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Corpo de Bombeiros inaugura novo quartel em Mauá da Serra

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começou a funcionar ontem o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Mauá da Serra. Instalada em um imóvel cedido pela Prefeitura, na Rua Cassiano Rosas Miguel, a unidade é o terceiro posto avançado do 11º Grupamento de Bombeiros (GB) de Apucarana e foi inaugurada oficialmente em solenidade com participação de autoridades civis e militares. Segundo a corporação, o funcionamento do quartel vai reduzir em até 50 minutos o socorro prestado pelos bombeiros em vários municípios da região.

O evento solene contou com autoridades como o prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PSD), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior e o comandante do 11º GB, major Elcio José Meira. Também participaram da solenidade bombeiros, o comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMEC), coronel Alexandre Pereira Figueiredo, vereadores e comunidade local.

O quartel inicia atendimento com um caminhão de combate a incêndio e resgate e uma ambulância pré-hospitalar. Segundo o comandante do 11º GB, major Elcio José Meira, a unidade vai cobrir vários municípios que, atualmente, demandam muito tempo de deslocamento das equipes mais próximas. “Entre Apucarana e Telêmaco Borba, onde há quartéis, é uma distância de aproximadamente 100 km. Hoje, com esse quartel instalado aqui poderemos atender com mais rapidez não apenas as cidades próximas a Mauá da Serra, mas também municípios como Cruzmaltina, Rio Branco do Ivaí, entre outros”, comenta.

Segundo o comandante, a escolha de Mauá da Serra, a cerca de 50 km de Apucarana,  é estratégica, uma vez que o município fica na porta de entrada da Serra do Cadeado, na BR-376, em um entroncamento com duas outras importantes rodovias: PR-445 e PR-272 em uma região com alto índice de acidentes. “Vínhamos projetando essa unidade há cerca de um ano e sempre contamos com apoio da Prefeitura nesse projeto”, afirma, destacando que o município já disponibilizou uma área para construção de uma sede própria para o quartel. 

“Também estamos alinhando um projeto de bombeiro integrado, que consiste na atuação de bombeiros militares com apoio de civis treinados para ampliar o atendimento dessa unidade”, comenta. A expectativa é treinar e colocar doze civis na unidade que serão contratados pelo município. Na região, o modelo integrado já foi implantado, com sucesso, em Jandaia do Sul.

O prefeito Hermes Wicthoff (PSD), que na solenidade cortou a corrente do quartel – uma tradição da corporação em inaugurações – destaca que o quartel é um sonho da comunidade realizado. “Essa é uma obra muito importante, um sonho para nós. O Corpo de Bombeiros é a instituição mais respeitada do país, pois salva vidas. Esse é um ganho enorme não só para Mauá mas para região”, comenta.

Após a solenidade, o prefeito acompanhou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, em uma visita ao terreno disponibilizado para a construção da sede própria do quartel. Localizada na margem da BR-376, a área tem espaço para heliponto e um lago para prática de treinamentos.