CIDADES

min de leitura - #

Cresce para 49 número de óbitos por dengue registrados no Paraná

EDITORIA DE CIDADES APUCARANA

| Edição de 18 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em uma semana, o Paraná confirmou mais 12 óbitos por dengue, elevando para 49 o número de mortes em decorrência da doença. Os números constam em boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde (Sesa). No mesmo período, o número de casos cresceu 24,45%. O Paraná tem hoje 65.524 casos confirmados, 12.872 casos a mais que na semana anterior.

“O Governo do Estado segue em alerta e com várias ações de combate coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, mas nosso principal apelo é para que a população participe desta luta e que a limpeza dos quintais e eliminação dos criadouros do mosquito faça parte da rotina de cada cidadão; 90% dos focos estão nos domicílios e dependemos da ajuda dos paranaenses para a redução da infestação”, afirma o secretário da Saúde Beto Preto.
Dos 12 óbitos apresentados nesta semana, nove são do sexo feminino e três do masculino; a maioria de idosos, com comorbidades. As mortes foram registradas em pacientes dos municípios de Alto Paraná, Marechal Cândido Rondon, Ubiratã, Umuarama, Nova Olímpia, Paranavaí, Barbosa Ferraz, Nova Londrina, Colorado, Sarandi, Nova Londrina e Barbosa Ferraz. Entre os óbitos, a maioria dos pacientes tinha algum tipo de doença pré-existente, com exceção de uma mulher de 50 anos, de Sarandi, e uma menina de 9 anos, de Barbosa Ferraz. São 157.472 notificações no estado, registradas em 357 municípios.

REGIÃO
A região soma atualmente 2.024 casos de dengue. A maioria - 1.638 - é registrada na 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. Em epidemia, o município sede tem o maior número de casos: são 1.469. A região tem mais três municípios em epidemia: Godoy Moreira (166), Jardim Alegre (424) e Lunardelli (16).
Na área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana são 386 casos registrados. Em epidemia, o município com maior número de confirmações é São Pedro do Ivaí, com 120 casos. Apucarana registra 78 casos e Arapongas 84. Dos 16 municípios da área da regional, apenas Novo Itacolomi não tem nenhum caso de dengue confirmado.