As crianças vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul receberão nos próximos dias presentes especiais da catequese da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana. Aproximadamente 500 catequizandos apucaranenses escreveram cartinhas e arrecadaram doces e brinquedos para doação. A campanha recebeu o nome de “Contém Carinho e Docinho”.
Sandra Regina Ceola de Araújo, coordenadora da catequese na Catedral de Apucarana, informou que a iniciativa foi pensada por três catequistas da Diaconia São José. “A proposta já era genial, então acrescentamos as doações de tudo o que criança gosta [doce e brinquedos] e passamos a ideia para nossos catequizandos”, explicou.
No total, 40 turmas de catequese participaram da campanha com muito empenho e dedicação. Conforme Sandra, os presentes que serão enviados para o RS passam de 500 unidades. “Vamos enviar mais de 500 saquinhos, porque as crianças amaram colaborar e motivaram outros membros da família a participar”. Para a coordenadora, o resultado da campanha é “surpreendente” e motivo de inspiração.
Os pacotinhos que “contém carinho e docinho” deverão ser enviados para o estado gaúcho hoje, através dos Correios. O destino exato ainda não está certo, mas há um desejo especial da Catedral de Apucarana. “Sabemos que tem uma paróquia com o mesmo nome de Nossa Senhora de Lourdes nas cidades atingidas pelas enchentes. Vamos ver a possibilidade de enviar para lá”, contou Sandra.
As centenas de cartinhas foram escritas durante os encontros de catequese. Crianças de todas as idades se empenharam em oferecer esperança e força para os companheiros que vivem um momento tão difícil. Felipe, de 12 anos, é um deles: “Oi, sou o Felipe, tenho 12 anos. É muito triste os acontecimentos. Eu doei algumas roupas, pois espero muito que seu estado volte a ser lindo como antes”, diz na sua cartinha.
Outros catequizandos foram mais breves em seus textos, mas reforçaram que o RS não está sozinho: “Estamos juntos em oração, vocês não estão sozinhos. Quando faltar tudo, lembre-se que Jesus nunca faltará”.
Além das mensagens emocionantes, as crianças gaúchas também terão um momento de “doçura” entre tanta tragédia. “Quem não gosta e precisa de carinho e um docinho né”, finalizou Sandra.