CIDADES

min de leitura - #

Crimes sexuais contra menores dobram na Delegacia da Mulher de Apucarana

Renan Vallim

| Edição de 31 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes praticamente dobraram na Delegacia da Mulher de Apucarana em 2017. Ao todo, 41 casos foram investigados pela unidade da Polícia Civil, que é responsável também por crimes contra menores de idade, além de delitos contra a mulher. De acordo com a delegacia, o número aumentou porque as vítimas estão, aos poucos, perdendo o medo de denunciar.

Abuso, agressão, assédio, exploração, estupro e pedofilia são alguns dos crimes sexuais contra menores de idade previstos na lei brasileira. Os casos registrados pela Delegacia da Mulher em 2017 são 95% maiores do que os registrados no ano anterior, quando 21 crianças e adolescentes sofreram algum tipo de violência sexual.
De acordo com a delegada da unidade, Luana Lopes, dois fatores foram determinantes para o aumento significativo dos casos. “Acredito que a mudança de endereço da Delegacia da Mulher, que passou a atuar na região central da cidade, favoreceu o aumento das denúncias, pois possibilitou um acesso mais facilitado das pessoas aos nossos serviços. Outro ponto importante foi a resolução de alguns casos que chamaram a atenção das pessoas no último ano. Esta repercussão, de certa forma, traz um sentimento de justiça e incentiva as pessoas a denunciarem os casos”, destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Crimes sexuais contra menores dobram na Delegacia da Mulher de Apucarana

Desde agosto de 2017, a Delegacia da Mulher de Apucarana passou a ocupar um novo endereço. A unidade fica na Rua Professor Erasto Gaertner, 786, no centro da cidade. A mudança foi feita, segundo a delegada, para melhorar o acesso às vítimas, já que o prédio fica a três quarteirões do terminal urbano, em frente ao Fórum Estadual e ao Ministério Público. O local abrigou durante anos a delegacia de Apucarana e, além da Delegacia da Mulher, também hospeda o Instituto de Identificação e o Instituto Médico Legal (IML).
A delegada afirma ainda que a mentalidade das pessoas está mudando. “Estes crimes sempre aconteceram, mas havia um medo muito grande de denunciar. Este medo está diminuindo. Vejo que, hoje em dia, há mais informação. Percebo isso ao conversar com as próprias vítimas, que estão mais cientes do que é certo, do que é errado e da importância de denunciar”.

DENÚNCIAS
O atendimento da Delegacia da Mulher acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Além de Apucarana, também são atendidas ocorrências de Cambira e Novo Itacolomi.