CIDADES

min de leitura - #

Curso de Direito da Unespar promove aula inaugural

Fernando Klein

| Edição de 31 de março de 2023 | Atualizado em 31 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Curso de Direito da Unespar promove aula inaugural

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luíz Kukina, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou nesta sexta-feira (31) a aula inaugural do curso de direito do campus da instituição em Apucarana. A solenidade, que contou com a presença de outras autoridades regionais e estaduais, marca a conquista de uma reivindicação de mais de 50 anos no município. 

Realizada no Auditório Gralha Azul, a aula inaugural reuniu os 40 alunos da primeira turma do curso. Antes da palestra, que versou sobre “O papel do STJ na estrutura jurisdicional”, o ministro foi recepcionado por acadêmicos e professores do curso. Apucarana é o segundo campus da Unespar a implantar o curso de direito. O primeiro foi Paranavaí e União da Vitória será o terceiro. 

O curso de direito chega a uma universidade pública e gratuita de Apucarana após 55 anos de espera. A mobilização pela sua implantação começou em 1968 e foi retomada em outras inúmeras ocasiões. Após atuação do deputado federal Beto Preto (PSD), do prefeito Junior da Femac (PSD), do vice Paulo Vital (PSD) e do diretor do campus Apucarana da Unespar, Daniel Gomes, em março de 2022, o governador Ratinho Junior (PSD) assinou a autorização para a implantação do curso.

O diretor do campus de Apucarana, Daniel Gomes, destacou a luta das lideranças pelo curso. “O momento é de agradecimento. Foram mais de 50 anos de espera por esse curso em uma instituição pública. Tenho a honra de estar à frente da instituição nesse momento histórico, mas é uma conquista que vem coroar um trabalho que também foi realizado pelos meus antecessores na direção”, assinala. 

Ele destaca a atuação do deputado Beto Preto, do prefeito Junior da Femac e do vice Paulo Vital. “Foi um apoio e uma parceria importantes para alcançar esse grande sonho”, pontua. Daniel Gomes afirma que o curso de direito abre “novas fronteiras”. “Certamente, muda o status do campus de Apucarana da Unespar”, assinala. 

O deputado federal Beto Preto, que não pôde participar da aula inaugural, também destacou a luta pelo curso. “A presença do curso de direito recupera algo que é importante para a autoestima da cidade”, afirma o parlamentar. Beto Preto afirma que a missão agora é buscar mais recursos para as universidades estaduais do Paraná, incluindo o campus da Unespar de Apucarana. 

PRESENÇAS

Participaram da aula inaugural, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; a secretária municipal de educação Marli Fernandes, representando o prefeito Júnior da Femac; a vice-presidente do TJ, Joeci Camargo; o diretor do campus local, professor Daniel Gomes, além de juízes, procuradores, entre outras autoridades. (FERNANDO KLEIN)