CIDADES

min de leitura - #

Curso de formação do 11º GB prepara 24 novos bombeiros

Cindy Santos

| Edição de 24 de janeiro de 2023 | Atualizado em 24 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Curso de formação do 11º GB prepara 24 novos bombeiros

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Alunos do Curso de Formação do 11° Grupamento de Bombeiros passaram por um treinamento aquático na manhã de ontem, no lago do Parque da Raposa, em Apucarana. Ao todo, 24 recrutas participaram da atividade. O curso começou em agosto do ano passado e a previsão de formatura é maio deste ano. 

De acordo com a tenente Ana Paula Zanlorenzzi, são mais de 30 disciplinas teóricas e práticas que incluem atendimento pré-hospitalar, armamento e tiro, busca aquática, busca e resgate em estruturas colapsadas, busca terrestre, combate à incêndio na área urbana e florestal, salvamento em altura, salvamento veicular, salvamento em águas rápidas, atendimento pré-hospitalar, entre outras. 

“Os alunos recebem treinamentos em todas as áreas que o bombeiro atua. Durante todo o curso eles têm os conhecimentos teóricos e práticos para que ao término do curso, quando eles se formarem, possam atuar conosco no atendimento à população”, assinala a tenente.

Na próxima semana, os alunos seguem para o litoral do estado. “Na matéria de salvamento aquático o treinamento se estende ao litoral, justamente para que quando os alunos se formarem, estejam aptos a trabalhar nas nossas temporadas de verão no litoral”, afirma a tenente. 

Gustavo Freitas Batista, de 22 anos, natural de Londrina, está muito empolgado com o curso de formação. “Cada dia mais uma superação e aprendizados. Eu era uma pessoa que tinha muito medo de água. Mas graças aos instrutores e aos colegas consigo me superar cada dia mais”, afirma. 

Filho de bombeiro militar, Batista revela que está realizando um sonho de infância. Ser bombeiro é um sonho de infância. Cresci vendo meu pai nessa profissão que é muito digna. É gratificante poder ajudar as pessoas. Isso é o que me motiva todos os dias a concluir este curso”, pontua.

O Curso de Formação de Praças, iniciado em agosto do ano passado, é destinado aos mais de 2,6 mil candidatos aprovados no concurso público iniciado em 2020. Todo o treinamento tem duração de dez meses. (CINDY SANTOS E LIS KATO)