CIDADES

min de leitura - #

Decreto desobriga uso de máscaras em ambientes fechados no Paraná

Da Redação

| Edição de 29 de março de 2022 | Atualizado em 29 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Decreto desobriga uso de máscaras 
em ambientes fechados no Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de tirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas externas – medida tomada no último dia 16 - , o governador Ratinho Junior assinou um novo decreto ontem para liberar a circulação de pessoas sem máscaras em locais internos. Ele revoga os dispositivos da norma anterior e mantém a orientação para a Secretaria de Estado da Saúde regulamentar o uso em alguns espaços internos, como transporte público, espaços de saúde e clínicas, com caráter de recomendação.

A medida já está em vigor e leva em consideração a situação estável da circulação do vírus que provoca a Covid-19 no Estado, com internamentos, óbitos e taxa de transmissão em queda consistente há algumas semanas. A alteração é um complemento da flexibilização do uso do equipamento de proteção individual em locais externos. 

A decisão foi tomada 23 meses depois da instituição da obrigatoriedade, por lei estadual, em 28 de abril de 2020. A implementação da nova regra só foi possível graças a uma alteração legislativa que deu ao Estado a prerrogativa pelas decisões sanitárias sobre uso de máscara, no começo do mês.

“Quase dois anos após a implementação da regra das máscaras, finalmente chegamos ao momento que podemos tirar a imposição do uso das máscaras também em ambientes fechados. Essa conquista só foi possível porque o paranaense aderiu em massa a nossa campanha de imunização e também sempre respeitou as medidas sanitárias nos momentos mais críticas. É uma conquista de todos os paranaenses”, afirmou Ratinho Junior.

NÚMEROS – No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda.

Resolução recomenda quando uso da máscara deve continuar 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou ontem resolução que atualiza não obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná, onde também recomenda em que situações a máscara deve continuar em uso.

A Saúde recomenda o uso de máscaras para professores e demais funcionários de creches e pré-escolas de programas de educação infantil que atendem muitas crianças que ainda não são elegíveis para vacinação; não vacinados contra a Covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto; em residências quando houver pessoas com suspeita ou confirmação da Covid-19; para pessoas vulneráveis à doença, como idosos, gestantes, puérperas ou com comorbidades; pessoas imunossuprimidas; e agentes comunitários de saúde e de endemias nas visitas domiciliares;

Outras situações com recomendação são acesso ao transporte público e durante o deslocamento; e acesso e atendimento em instituições hospitalares e demais unidades de saúde e de assistência social por funcionários, pacientes e visitantes e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) por funcionários e visitantes.

Apucarana começa a aplicar a 4ª dose em quem tem mais de 75 anos

Apucarana começa a aplicar a 4ª dose contra a Covid-19 hoje em pessoas com 75 anos ou mais e que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos 4 meses. A vacinação segue sendo disponibilizada de domingo a domingo no Complexo Esportivo Lagoão, de 8h30 às 17 horas. 

“É importante manter a imunização em alta com o recebimento da 4ª dose. Procurem nosso posto de vacinação o mais breve possível e garantam mais essa etapa de proteção contra a Covid-19”, conclama o prefeito Junior da Femac, que reforçou seu agradecimento aos profissionais de saúde que estão há 2 anos atuando no enfrentamento desta pandemia.

O atendimento é realizado pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio Lagoão para quem for a pé. A imunização da 1ª dose e 2ª dose é liberada para a população de Apucarana a partir dos 5 anos. e a 3ª dose é para 18 anos ou mais para quem tomou a 2ª dose há 4 meses.

A Prefeitura de Apucarana também atualizou nesta terça-feira (29 a legislação municipal sobre as medidas preventivas contra o novo coronavírus (Covid-19), recepcionando as medidas adotadas pelo decreto estadual.