CIDADES

min de leitura - #

Dengue ultrapassa 1,3 mil casos na região

CINDY SANTOS APUCARANA

| Edição de 20 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Boletim da dengue divulgado anteontem pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou 1.328 casos da doença e 2.278 notificações, na região. Ivaiporã, que pertence a 22ª Regional de Saúde (RS), concentra 70% dos casos confirmados, com 936 pessoas contaminadas e 1.104 notificações. Também estão em epidemia de dengue na 22ª RS, os municípios de Godoy Moreira e Jardim Alegre (leia o infográfico). Já Apucarana e Arapongas, que pertencem a 16ª Regional de Saúde (RS), também têm registros da doença, com 25 e 31 casos confirmados respectivamente. Com o avanço dos números, o alerta é para a população reforçar os cuidados e eliminar os criadouros do mosquito transmissor. 

Chefe da 16ª RS Altimar Carletto afirma que a situação gera grande preocupação. “A cada semana tenho percebido que os números estão aumentando significativamente e ainda não estamos no pico da patologia, que ocorre no fim de fevereiro e meados de março”, observa. 
De acordo com ele, São Pedro do Ivaí que pertence a 16ª RS, está em estado de alerta por conta dos 20 casos confirmados. “A nossa regional ainda não está ruim. Vários municípios vizinhos estão com uma situação pior, contudo se a população não tomar uma atitude vai piorar em todos os lugares. Por mais que seja feito um trabalho árduo por parte das equipes de endemias, a população precisa fazer a parte dela, porque o poder público está fazendo a dele”, assinala. 
Carletto destaca a criação do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue com objetivo de implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à dengue no Estado. “Estamos o tempo todo ligados a situação da dengue. Temos um comitê formado por todos os órgãos estaduais e nos reunimos toda quinta-feira para discutir ações e estratégias, visando o combate. Mas ainda precisamos reforçar que cada um precisa fazer a sua parte”, destaca. 

Prefeito pede engajamento da população para eliminar criadouros
O clima, propício para o avanço da doença, tem preocupado as autoridades locais por isso, a exemplo do que fez no mês passado o prefeito, Júnior da Femac, voltou a pedir engajamento da população na luta para eliminar os criadouros. “Apucarana tem conseguido manter a doença sob controle, mas é imprescindível que o alerta seja mantido 24 horas por dia”, pediu o prefeito.
O setor de combate a endemias é responsável por vistoriar residências e mapear 150 pontos estratégicos com visitas quinzenais. De acordo com dados da Divisão de Endemias, em média 38% dos focos da dengue são encontrados em ambientes externos, como lixo, sucatas, pneus, entulhos e ferro velho. Outros 30% são registrados nos quintais e dentro das próprias residências, como em vasos, garrafas e recipientes utilizados na alimentação de cães e gatos. Denúncias podem ser feitas através do telefone 3422-5888, no ramal 3048.

Aplicação de inseticida é reforçada no município
Ontem, uma nova etapa de bloqueio com a aplicação do inseticida foi realizada no Jardim Alto da Boa Vista, em Arapongas. Nos próximos dias, os serviços serão estendidos para o Conjunto Flamingos e San Raphael. De acordo com o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, até o momento as regiões com maior número de casos positivos ou suspeitos para dengue já receberam aplicações do inseticida Malathion. 
“Na região sul, boa parte recebeu o inseticida, sendo o local com grande número de registros de dengue ou suspeitas. Nos demais bairros, as aplicações também ocorrem nas localidades mais críticas. Vale lembrar que apenas o inseticida não é suficiente, devemos executar um conjunto de ações para o combate à dengue, eliminando os focos de água parada”, frisa.
Em caso de denúncia, a população deve contatar o Controle de Endemias, através dos telefones 3902-1079 ou 153 da Guarda Ambiental.