CIDADES

min de leitura - #

Descarte irregular de lixo prejudica moradores de bairro de Arapongas

Aline Andrade

| Edição de 02 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 02 de fevereiro de 2023
O local é um fundo de vale, localizado no final da Rua Loro Verde
O local é um fundo de vale, localizado no final da Rua Loro Verde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Moradores do Conjunto Flamingos 3, em Arapongas, estão indignados com um problema recorrente que vem tirando o sossego da comunidade: o descarte irregular de lixo, próximo das residências. O local é um fundo de vale, localizado no final da Rua Loro Verde e vive repleto de lixo. Ali, se descarta rejeitos industriais, de construção civil e até de lixo doméstico, causando muito mau cheiro e atraindo bichos para o local. Moradores afirmam que a prefeitura realiza limpezas constantes, mas a situação não muda, por isso, eles pedem uma solução definitiva para o local. 

Dona Rosana Rabito Batalha mora no local há 30 anos, e conta que desde que se mudou para lá, o problema acontece. “Eu moro aqui há 30 anos e faz 30 anos que é desse jeito. O povo vem, suja, a prefeitura limpa, mas pouco depois, já está cheio de lixo de novo. Tem infestação de ratos nas casas, junta mosquito da dengue, eu mesma já tive dengue por causa disso. Então, a gente pede que algo seja feito aqui, para não ter esse lixo acumulado na rua”, desabafou a moradora.

Além do descarte irregular de lixo, o local também é utilizado para abandono de animais, como revela a moradora Vera Nilce Presosto.

“Além da sujeira, o povo também abandona animais aqui. Agora mesmo estamos com quatro cachorrinhos filhotes aqui na rua que os vizinhos se juntaram para ajudar a cuidar, mas precisamos de uma solução para esse lugar, é um fundo de vale, com uma mata bonita para a gente fazer caminhadas, mas vive nessa situação, cheio de lixo”, disse a moradora.

Ademir Quilezi mora em uma casa de esquina que fica bem em frente ao “lixão”. Ele conta que chegou a reformar o imóvel e mudar a entrada da residência para a rua ao lado, por não suportar mais a situação. 

“Já falei com vereadores, já reclamei na prefeitura e até agora nada foi resolvido. Eu tenho uma sugestão para resolver esse problema: é fazer a continuidade dessa rua até a entrada do loteamento novo que está saindo mais a frente. Se coloca uma rua aqui, resolve o problema”, sugere o morador.

PREFEITURA

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel, toda semana é realizada a limpeza do local e feita fiscalização para que o problema não ocorra novamente. “No entanto, as pessoas não respeitam e jogam lixo novamente. Já aconteceu da secretaria receber imagens. A gente identificou a pessoa e a penalizou. Várias vezes tentamos descobrir quem faz o descarte incorreto, mas infelizmente não é tarefa fácil”, explica. 

Renan ainda cita possíveis soluções que podem ser tomadas para evitar o problema. “Acredito que uma das opções é construir calçada e cercar o local, além de instalar câmeras de segurança. Neste mesmo local, também poderia ser construída uma academia para a terceira idade. Porém, essas decisões não são tomadas pela secretaria do Meio Ambiente”, acrescenta.