CIDADES

min de leitura - #

Desfile e manifestações levam 20 mil pessoas para a Praça Rui Barbosa no feriado

Da Redação

| Edição de 08 de setembro de 2022 | Atualizado em 08 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Desfile e manifestações levam 20 mil pessoas para a Praça Rui Barbosa no feriado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cerca de vinte mil pessoas foram para o centro de Apucarana anteontem para assistir o desfile de 7 de Setembro, comemorativo aos 200 anos da Independência do Brasil, segundo estimativa da Prefeitura. Marcada para manhã, mas transferida para o período da tarde por conta do tempo chuvoso, a solenidade reuniu 64 entidades. 

“Nós presenciamos o maior desfile de 7 de Setembro das últimas décadas em Apucarana. Uma festa cívica marcada pela demonstração de carinho pelo nosso país, tanto por parte de quem estava assistindo como das pessoas que desfilaram. É uma alegria grande de ver milhares de apucaranenses na praça, todos reverenciando os 200 anos do Brasil”, afirma o prefeito Junior da Femac.

Para diretora da Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, Edna Rosina Mansano, “o desfile foi um grande evento. A presença do público demonstrou isso. As escolas municipais e CMEIs se destacaram por contar a história do bicentenário da independência, através de banners, faixas e caracterizações. Recebemos muitos elogios dos pais. Foi um espetáculo gigantesco que a educação apucaranense, ao lado de outras instituições, apresentou à população.”

MANIFESTAÇÕES

Por conta da mudança de horário, o final do desfile coincidiu com manifestação de movimentos da direita e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que ocuparam o entorno da Praça Rui Barbosa e seguiram em carreatas a exemplo do que ocorreu em várias cidades do Brasil.

Os profissionais de enfermagem também foram às ruas protestar contra a suspensão do novo piso da categoria.

ARAPONGAS

Em Arapongas, o desfile foi adiado em virtude do clima, mas já tem nova data: dia 11 de setembro, domingo. O início das comemorações será às 8h00, no palanque das autoridades montado na Avenida Arapongas, esquina com a Rua Íbis. Segundo a Secle, desfilarão 57 pelotões.