CIDADES

min de leitura - #

Dia D de multivacinação abre postos de saúde na região neste sábado

Cindy Santos

| Edição de 10 de junho de 2022 | Atualizado em 10 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Dia D de multivacinação abre postos de saúde 
na região neste sábado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Municípios da região realizam neste sábado (11) uma grande mobilização para atualizar a carteira de imunização da população em geral. O Dia D da Vacinação é uma iniciativa do Governo do Estadual com objetivo de intensificar a imunização contra a gripe, sarampo e a Covid-19, e também proporcionar uma oportunidade a mais para ofertar as vacinas de BCG, Febre Amarela, hepatite A, hepatite B, meningocócica, pentavalente, pneumocóccica, poliomielite, rotavírus humano e tríplice viral. A campanha ocorre em todo o Estado.

De acordo com o chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, Marcos Costa, equipes da regional acompanharão a vacinação em todos 17 municípios da área de abrangência. “É um dia muito importante para a população atualizar a carteirinha vacinal”, ressalta.

Embora a campanha englobe a população geral, a coordenadora da imunização da 16ª RS, Anelise Sassa Brizola, lembra que o foco do acompanhamento é na população infantil e comenta sobre a preocupação das autoridades de Saúde em relação a queda na cobertura vacinal da população, a partir de 2019. “Podemos até relacionar essa queda com a pandemia, porque muitas pessoas deixaram de procurar a imunização com medo de contrair a doença. No entanto, essa análise deve ser mais aprofundada, porque, algumas famílias não estão com medo das doenças  imunopreveníveis e passam em até desacreditar na vacina, por conta de eventos adversos”, comenta.

Em Apucarana, o Dia D da vacinação será realizado entre 8h30 e 16 horas, em sete Unidades Básicas de Saúde: UBS Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa, Raul Castilho, na Rua Osvaldo Cruz (região central); Raul Castillho, no Núcleo João Paulo; Pedro Barreto, no distrito da Vila Reis; Moacir Mascaro, Núcleo Parigot de Souza; e Walter Lazarini, no distrito do Pirapó.

A vacinação contra a Covid, entretanto, segue sendo realizada somente no Complexo Esportivo Lagoão, dentro do ginásio, de 8h30 às 17 horas. “Compareçam aos postos de vacinação no próximo sábado, nos ajude a ampliar a cobertura de todas as vacinas disponíveis no SUS”, conclama o secretário municipal da Saúde, Emídio Bachiega.

ARAPONGAS

Em Arapongas também serão disponibilizados imunizantes contra a Influenza, sarampo, Covid-19 e as de rotina: BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, Meningocócica, Pentavalente, Pneumocóccica, Poliomielite, Rotavírus Humano e Tríplice Viral. “A ideia é colocar as vacinas em dia. Mantendo a população segura. Contamos com a participação de toda a população”, disse o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr.

A vacinação ocorre das 9h às 16h nas UBSs Aricanduva, Bandeirantes, CAIC, Centauro, Tropical Araucária, Centro de Especialidades Jaime de Lima, Clínica do Bebê e nos Pronto Atendimentos 18 Horas do Conjunto Palmares, Conjunto Petrópolis e Conjunto Flamingos.


Confira locais e horários em Apucarana e Arapongas

•Em Apucarana, sete UBS vão oferecer todas as vacinas das 8h30 as 16 horas com exceção da Covid, mantida no Lagoão. 

•Em Arapongas, vacinação será das 9 às 16 horas em 5 UBS, nas unidades 18 Horas, no Centro Jaime de Lima e Clínica do Bebê