Centenas de pessoas lotaram o Cine Teatro Mauá, em Arapongas, para ouvir a palestra de Martin Raiser, diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil. O evento, ocorrido na noite de ontem, tratou do desenvolvimento de regiões metropolitanas e fez parte do Plano da Metrópole Paraná Norte.

Raiser destacou que, cada vez mais, as cidades metropolitanas são os motores do desenvolvimento social e econômico. “Por isso, é importante coordenar e planejar este desenvolvimento, sobretudo de maneira sustentável, para que os resultados sejam os melhores possíveis”.
Ele afirmou que, além de oferecer a visão do Banco Mundial para o tema, aproveitou o evento para conhecer melhor o norte paranaense. “Estou aqui também para aprender, ouvir as pessoas. Tenho ainda poucas referências da região, mas o que sei é muito positivo. O norte do Paraná tem com características próprias, com cidades de médio porte muito próximas e interligadas por uma mesma faixa logística, através das rodovias, com um potencial enorme de crescimento”.
Segundo Raiser, um dos pontos principais para um desenvolvimento positivo da região metropolitana passa pelo que ele chama de ‘economia de escala’. “Os municípios precisam se unir em consórcios, com o objetivo de proporcionar um crescimento em conjunto, seja na saúde, no manejo de resíduos sólidos ou em outras áreas. Os governos estadual e federal têm como papel incentivar estes consórcios. Mas, mais do que isso, o grande desafio é fazer com que estes poderes públicos sejam mais eficientes”, diz.
Com base em dados levantados pelo próprio Bird, o diretor da instituição mostrou como órgãos e organizações são mais eficientes em cidades maiores, corroborando a ideia de consórcios como peças importantes para o desenvolvimento de regiões metropolitanas. “É preciso que haja mais produtividade nos setores público e privado”, aponta.
Ele falou ainda sobre as eleições que acontecem neste ano. “Creio que os próximos governantes terão que aplicar medidas talvez impopulares, como ajuste fiscal e as reformas tributária e da previdência. Outro ponto importante será buscar uma abertura comercial maior, reduzindo as barreiras econômicas e também os custos de investimento”.
O prefeito Sérgio Onofre (PSC) destacou a importância do evento. "Não é só a cidade de Arapongas que ganha, mas sim toda a região. Ter uma pessoa tão capaz e competente no setor econômico aqui na nossa região é excelente. Agradeço aos organizadores do evento”.
Presidente da frente parlamentar de Educação, entidade organizadora do evento, que contou com apoio da Tribuna, o deputado federal Alex Canziani (PTB), afirmou que a região vive um momento importante. “A vinda do diretor do Banco Mundial para a região pode abrir portas, já que podemos aproveitar para pensar o desenvolvimento de novos projetos locais”.
Cláudio Kruger, coordenador do Plano da Metrópole Paraná Norte, subiu ao palco após a palestra de Raiser, expondo os pontos principais do projeto. “Ainda estamos no início do desenvolvimento, mas as perspectivas são muito boas”, destacou.
O Plano Metrópole Paraná Norte é uma iniciativa que busca garantir o desenvolvimento regional sustentável do eixo que abrange Londrina, Apucarana e Maringá, englobando 15 municípios. Uma consultoria especializada foi contratada para a elaboração do projeto. Nesta etapa, estão sendo investidos R$ 3,5 milhões, financiados pelo Banco Mundial (Bird).