CIDADES

min de leitura - #

DNIT ‘encaixota’ praças de pedágio para tentar conter furtos e vandalismo

Silvia Vilarinho

| Edição de 01 de agosto de 2022 | Atualizado em 01 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia DNIT ‘encaixota’ praças de pedágio para tentar conter furtos e vandalismo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como tentativa de conter a ação de vândalos e furtos, tapumes começaram a ser instalados em todas as cabines da praça de pedágio desativada da BR-369 em Arapongas. Os trabalhos começaram no sábado (30).

Ontem, algumas cabines já estavam isoladas e o serviço segue até a finalização de todas as 10 estruturas. Além dos furtos e depredação, a praça de pedágio também está sem iluminação, comprometendo o tráfego de veículos no local pela escuridão. Ladrões furtaram toda a fiação elétrica. 

A instalação de tapumes foi contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A praça, desativada desde novembro do ano passado com o fim dos contratos de concessão, já foi alvo de furtos diversas vezes. 

O local foi completamente destruído pela ação de ladrões e vândalos. O cenário é de vidros quebrados, fiação furtada e pichações nas paredes. A circulação de pessoas estranhas ao local é frequente. As antigas cabines também foram completamente vandalizadas e até as grelhas colocadas sobre a tubulação das galerias pluviais foram furtadas do local.

Apesar da administração das praças ser de responsabilidade do DNIT, visto que a BR-369 é uma rodovia federal, a prefeitura de Arapongas vem tomando algumas medidas paliativas no local, incluindo a instalação de iluminação emergencial, que também foi furtada. 

O DNIT marcou esta quarta-feira (4) licitação da empresa que será responsável pela manutenção da iluminação nas praças de pedágios desativadas no Paraná, incluindo a de Arapongas. (SÍLVIA VILARINHO)