CIDADES

min de leitura - #

Em dois anos, Restaurante Popular atinge marca de 150 mil refeições

Da Redação

| Edição de 07 de junho de 2024 | Atualizado em 07 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Em dois anos, Restaurante Popular atinge marca de 150 mil refeições

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Restaurante Popular de Apucarana, implantado em 2022 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, completou dois anos de atividades nesta semana. O programa, que integra o conjunto de ações voltadas ao atendimento de necessidades alimentares e nutricionais da população socialmente vulnerável, acaba de atingir o patamar de 150 mil refeições servidas, ao custo unitário de R$2,00. 

Idealizado pelo prefeito Júnior da Femac, o programa é coordenado pela superintendente Eliana Rocha, da Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana. Pelo prato-feito, que conta com cardápio diário variado definido e supervisionado por nutricionistas, o cidadão paga apenas R$2, sendo o custo adicional custeado pelo município. “Criamos o restaurante Popular para garantir uma refeição diária de qualidade, a um custo bem acessível”, enfatiza o prefeito Junior da Femac. Ele acrescenta que a iniciativa soma-se a outras políticas de gestão, com foco num único objetivo: “Que ninguém passe fome em Apucarana”, assinala.

Diariamente são servidas 300 refeições. Além de arroz e feijão, o cardápio contempla carnes, legumes, verduras, massas e frutas de sobremesa, com pelo menos 30% dos alimentos sendo adquiridos junto à agricultura familiar de Apucarana. No início, em junho de 2022, eram servidas 200 refeições, mas a curto prazo foi preciso ampliar a oferta, diante da demanda crescente.

Na equipe desde o início das atividades, a coordenadora do Restaurante Popular, Eliana Rocha, assinala que a iniciativa vem atendendo aos seus objetivos. “Estamos atendendo as necessidades alimentares e nutricionais de gestantes, aposentados, estudantes, pessoas de baixa-renda em busca de um emprego e em tratamento de saúde, além de moradores em situação de rua”, pontua a coordenadora, que comemora o sucesso do programa.

O secretário de Assistência Social, Juliano Dalla Costa relata que, com o funcionamento em espaço na área central da cidade, o restaurante facilita o acesso de idosos, trabalhadores em geral, e até pessoas em tratamento de saúde do Hospital da Providência, do Cisvir e da Adefiap.

Usuários aprovam cardápio diárioO prato reforçado de Raul Carlos Maximiliano, 58 anos, morador da Vila Nova tem uma justificativa. “Essa é praticamente a minha única refeição do dia. Moro sozinho e minha renda é gerada como catador de latinhas. O que economizo na alimentação ajuda muito para pagar as outras despesas. Aqui a comida é ótima. Tenho alimento e de graça. Foi por obra de Deus que a prefeitura abriu esse restaurante. Isso não pode acabar”, relata Maximiliano, que almoça todos os dias no Restaurante Popular.Paulo Matias e a esposa Aparecida também almoçam todos os dias no Restaurante Popular. “Este é, sem dúvida, um dos melhores programas que a prefeitura fez para atender quem tem menor condição financeira, e também ajuda muito os idosos. O restaurante é o verdadeiro ´fome zero`. Aqui as pessoas se alimentam bem e são sempre bem atendidas. A comida é deliciosa e recebemos alimento saudável”, avalia Paulo Matias, de 74 anos e morador do Núcleo Habitacional Osmar Guaraci Freire.