Uma cratera de cerca de 15 metros de profundidade, aberta em uma área de preservação ambiental Arapongas, está causando preocupação entre moradores. O buraco fica no bairro Jardim São Cristóvão, região Oeste da cidade, em uma mata nos fundos do Parque das Nações. A Prefeitura afirma conhecer o problema e diz trabalhar para solucionar a questão.
A cratera é fruto de erosão em uma grande área de mata. O resultado da movimentação de terra pode ser visualizado à beira do asfalto na Rua Suindara, que apresenta calçada bastante danificada e com tubulações da galeria pluvial aparentes. Fendas na terra são observadas ao longo de aproximadamente 100 metros mata adentro.
Quem primeiro chamou a atenção para o problema foram os integrantes do Foto-Clube de Arapongas (Focar). A presidente da entidade, Sandra Gasparotti, explica que diversas fotos foram apresentadas ao Ministério Público e à Prefeitura. “O Parque das Nações foi construído sobre uma nascente, o que acaba ocasionando o problema”.
Sandra, que também preside o Observatório Ambiental do município, conta que a entidade ofereceu uma parceria para resolver a situação. “É um problema que já vem de muitos anos. As construções ficam perto demais da nascente e as águas pluviais levam lixo diretamente para o local”.
Muitos moradores não fazem ideia da situação. “Eu nem sabia desse problema. Não fazia ideia que havia uma cratera desse tamanho tão perto da minha casa. Alguma coisa precisa ser feita, porque desse jeito ela pode chegar próximo das casas da região”, afirma Fábio Costa, pastor, que mora nas proximidades.
A mãe da vendedora Érica Ribeiro vive em uma das residências mais próximas da mata. Ela também não sabia da existência de um buraco tão grande, mas conta que está preocupada. “Estou sempre visitando minha mãe aqui e sempre vejo muitas crianças e jovens entrando nessa mata, alguns de bicicleta e ainda com o uniforme da escola. Acho muito perigoso”, afirma.
Excesso de chuvas causou cratera
Roberto Dias dos Santos, secretário municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, afirma que a Prefeitura foi informada do problema recentemente, através do Observatório Ambiental de Arapongas. “Realizamos recentemente uma reunião com o Observatório e já fizemos diligências até o local, inclusive com o Ministério Público e com um grupo técnico, que constatou o problema. Em breve, teremos uma solução”, afirma.
Ele explica que a alta concentração de chuvas foi um dos causadores da grande erosão. “As chuvas constantes desde outubro do ano passado, em conjunto com uma drenagem não tão eficiente do solo é o que deve estar causando o problema”.
A Secretaria Municipal de Obras também está atuando para conter o problema. O secretário da pasta, Pedro de Marco Júnior, afirma que visitará o local nos próximos dias para analisar a dimensão do problema. “É um problema também de falta de manutenção. Faremos uma análise em breve para discutirmos qual a melhor saída para resolver o problema e evitar que ele volte a acontecer”, destaca.