CIDADES

min de leitura - #

Escolas cívico-militares da região recebem novos kits de uniformes

Claudemir hauptmann

| Edição de 24 de março de 2022 | Atualizado em 24 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Escolas cívico-militares da região recebem novos kits de uniformes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Apucarana e Ivaiporã entregaram ontem kits de novos itens de uniforme para as escolas cívico-militares. Na região de Apucarana, A entrega simbólica para os 8 colégios aconteceu no Colégio Estadual Cívico-Militar Padre José Canale, na Zona Norte da cidade, com a presença de diretores e representantes de estudantes de cada instituição.

Foram entregues uma calça-farda, camisa-farda, jaqueta tactel e boina para os alunos. Na área do NRE, o ensino cívico-militar foi adotado em três colégios de Apucarana, três de Arapongas, um de Jandaia do Sul e um de Faxinal. Em todo Estado, 144 mil estudantes de 195 colégios do Paraná receberão o uniforme.

O superintendente de articulação regional, Márcio Wozniack, que representou o governador no evento, destaca que essa proposta do governo do Paraná, de colégios cívico-militares, “vem dando muito certo”. Segundo ele, “hoje temos pais de alunos querendo mais vagas nessas escolas e prefeitos procurando o governo todos os dias para levar esse modelo de colégio para suas cidades”, disse.

As novas peças de vestuário completam o kit do uniforme da modalidade, que teve seu primeiro conjunto (duas camisetas, abrigo e moletom) entregue no segundo semestre do ano passado, quando todas as escolas da rede já haviam retomado o ensino presencial. 

O diretor do Colégio Padre José Canale, Roberto Carlos de Oliveira, o Canela, disse que o ato de entrega dos uniformes “é um momento importante de um projeto do governo do Paraná, que está mudando realidade educacional do estado. Sou muito feliz em dirigir um colégio desses, acredito muito no projeto”, diz o diretor, afirmando que a escola cívico-militar é um diferencial na vida dos alunos.

Já o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva, destacou que “esse é um dia de festa”. Segundo ele, além de dar segurança aos estudantes, que uniformizados são mais facilmente identificados nas ruas, o projeto tem proporcionado significativas melhorias na estrutura das escolas. Vladimir informa que as oito escolas cívico-militares do núcleo estão recebendo recursos para melhorias na infraestrutura. Segundo ele, os recursos para essas escolas são da ordem de R$ 15 milhões.

NRE de Ivaiporã faz entrega em Jardim Alegre

Na região de Ivaiporã, a entrega simbólica foi feita aos 350 estudantes do Colégio Cívico-Militar Anita Garibaldi de Jardim Alegre. O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, destacou a transformação que houve no ensino desde a implantação do modelo no município. “Solenidade muito bonita, até senti vontade de voltar a estudar e estar junto com os estudantes. Um colégio que faz a grande diferença para melhor na educação, não só na escola, mas também dentro da casa no relacionamento entre pais e filhos”, disse Furlan.

Valber Vinícius França Clarimundo, chefe do Núcleo Regional de Ivaiporã disse que é mais um passo importante do Governo do Estado, que busca excelência no ensino, lembrando que o grande foco é o aprendizado do aluno. “Tanto é assim, que o Anita Garibaldi vai participar da avaliação internacional do Pisa, representando o NRE de Ivaiporã, o Paraná e o Brasil”. O colégio foi indicado pelo INEP e MEC . “Foram escolhidos 20 alunos, que vão participar de uma prova que começa no dia 11 de abrilo”, destacou Valber