CIDADES

min de leitura - #

Escuta especializada atende 15 vítimas de violência por mês em Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 28 de setembro de 2022 | Atualizado em 28 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Escuta especializada atende 15 vítimas de violência por mês em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Neste mês o serviço de escuta especializada completou um ano de atividades em Apucarana. Foram atendidos mais de 180 crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência, no período, uma média de 15 por mês. O principal objetivo desse trabalho é proteger, cuidar e acompanhar vítimas e testemunhas de violência possibilitando a superação do trauma.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Ana Maria Shmidt, o procedimento é feito em um local acolhedor e que garante a privacidade tanto do profissional quanto da vítima, respeitando o tempo, espaço e até o desejo de permanecer em silêncio da criança e adolescente. “Em nenhum momento a vítima tem contato com o acusado ou pessoa que represente algum tipo de ameaça”, afirma.

Quatro profissionais capacitados são responsáveis pelo atendimento das vítimas sendo dois psicólogos, um assistente social e uma psicopedagoga. Por meio desses profissionais as vítimas de violência contam a história apenas uma vez e em um ambiente protegido e acolhedor. Esse procedimento evita que as crianças e adolescentes precisem reviver a violência ao recontá-la inúmeras vezes, a diferentes profissionais, nem sempre preparados, gerando ainda mais dor e sofrimento. “É um processo que garante a não-revitimização”, destaca A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko

VIOLÊNCIA SEXUAL

Neste primeiro ano de escuta foram realizados 184 atendimentos. O número faz referência aos encaminhamentos do conselho tutelar para a escuta, ou seja, são casos suspeitos de violação de direitos. Psicólogo Yuri Bruniera Padula faz parte da equipe que presta o serviço afirma que a maior parte dos casos atendidos envolve violência sexual. 

“Violência sexual é o maior número. Porém, em muitos casos ocorre o cruzamento de diferentes tipos de violência. Para fins de estatísticas, destacamos aquela que mobilizou a denúncia”, afirma.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por encaminhar os casos à escuta especializada. E é para onde os relatórios das escutas são encaminhados. “A partir do relatório, o conselho define as medidas de proteção que vai aplicar e como vai dar encaminhamento ao caso”, afirma.

Neste ano a Delegacia da Mulher de Apucarana registrou 66 crimes sexuais, sendo que mais da metade (62%) diz respeito a estupro de vulnerável. Conforme a legislação brasileira, esse tipo de crime sexual é caracterizado quando a vítima tem menos de 14 anos. Neste ano foram 41 crimes do tipo.