A Secretaria do Estado da Saúde confirmou ontem a morte de três pessoas por febre amarela no Estado de São Paulo, sendo um caso importado de Minas Gerias e dois autóctones (transmissão local).
A pessoa que contraiu a doença em Minas Gerais, segundo a pasta, mora em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Já as outras duas pessoas mortas moravam no interior paulista: Batatais e Américo Brasiliense.
A secretaria investiga ainda dez casos de febre amarela silvestre de pessoas que estiveram no Estado de Minas Gerais -três desses morreram. As análises são realizadas pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.
Em 2016, São Paulo registrou duas mortes ocasionadas por febre amarela silvestre: uma em abril, no município de Bady Bassit (infecção teria ocorrido na "mata dos macacos", no município de São José do Rio Preto), e outra em Ribeirão Preto, também em área próxima à mata.
De acordo com a pasta, o Estado recebeu este mês mais de 400 mil doses da vacina do Ministério da Saúde. No último semestre de 2016, foram 1,7 milhão de doses. Em dezembro, as Secretarias Estaduais de Estado da Saúde e do Meio Ambiente começaram a trabalhar em conjunto para monitorar e garantir maior agilidade na identificação de possíveis casos.
Desde o ano passado até o dia 16 de janeiro, foram confirmadas 24 epizootias de primatas não humanos para febre amarela, correspondente a 31 primatas, nas regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São José do Rio Preto. De acordo com o ministério, 19 Estados brasileiros já têm recomendação para a vacinação, e em janeiro 650 mil doses foram distribuídas como parte da rotina do calendário nacional de vacinação. (FOLHAPRESS)
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Política
21/03Decreto institui cotas raciais em 30% dos cargos de confiança
-
Geral
31/10Pesquisa sugere criação de presídio para idosos no Rio
-
Economia
10/03Indústria de alimentos e bebidas cresceu 8% em 2025, diz Abia
-
Esporte
02/02Willian Kibor e Núbia de Oliveira vencem a Prova 28 de Janeiro