Ontem o dia ainda foi de muito trabalho para Defesa Civil e servidores da prefeitura de Marilândia do Sul. Na região, o município foi o mais severamente afetado pelo temporal na tarde de sábado. Levantamento preliminar divulgado no início da tarde de ontem aponta prejuízos na ordem de R$ 2,5 milhões apenas em estufas destruídas pelo vento. A maior parte dos estragos concentra-se nos bairros rurais.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil do município, Kelly Cristy Zanlorenzi, o vendaval de 80,6 km por hora, atingiu distritos e bairros por cerca de duas horas. Foram afetadas aproximadamente 520 pessoas, que ficaram sem luz e água e sem comunicação por todo o final de semana. Os pontos mais atingidos foram os bairros de Nova Amoreira, São José, Engenho Velho, 700 Alqueires, Usina Velha, Piamirim e Carqueijo.
A estimativa inicial da Defesa Civil é que cerca de 80 postes de energia tenham sido arrancados. A força do vento destelhou 25 casas, atingindo ainda, três igrejas, oito barracões, posto de saúde e escola. Sessenta árvores foram arrancadas. O levantamento total de estragos ainda não foi concluído. Na tarde desta segunda-feira, equipes da Defesa Civil seguiram para os bairros para fazer um levantamento detalhado a respeito dos estragos nas atividades agrícolas.
Segundo Kelly, duas granjas de aves foram parcialmente danificadas e barracões de secagem de fumo foram destelhados. Cerca de 120 estufas de produção de tomates e outros hortifrúti foram destruídas. “Só em estufas, a estimativa é de um prejuízo de R4 2,5 milhões”, comenta.
As equipes da prefeitura trabalharam durante todo o domingo no apoio a moradores que tiveram as casas destelhadas. Apesar dos estragos não houve registro de feridos. Contudo, foi preciso abrigar moradores temporariamente. “Foi uma situação grave e ainda estamos trabalhando nisso”, comenta Kelly.
Ontem à tarde, a energia elétrica não tinha sido restabelecida em todos os pontos atingidos. Segundo a Copel, 94 consumidores ainda permaneciam sem o serviço, principalmente no distrito de Nova Amoreira, onde a companhia aguarda boas condições climáticas para consertar uma linha com 15 postes quebrados. A empresa confirmou ontem que o temporal destruiu 40 postes de energia.
Temporal deixou sete municípios sem água
O temporal de sábado também assustou moradores de outros municípios da região. Houve registro de queda de árvores em vários municípios e trechos de rodovias ficaram temporariamente alagados.
Por conta de queda de energia ou de alagamentos em estações de tratamento, o abastecimento de água foi prejudicado no final de semana em sete municípios: Marilândia do Sul, Grandes Rios, Lidianópolis, São João do Ivaí, Novo Itacolomi, Bom Sucesso e Borrazópolis. Neste último, o excesso de turbidez do Rio Laranja Doce manteve o serviço suspenso ontem. A previsão era que a captação só fosse reiniciada no final da tarde.
Relatório atualizado no final da tarde de ontem pela Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná aponta que 26 municípios do Estado registraram estragos durante o temporal. Foram mais de 3,9 mil pessoas afetadas, 146 pessoas desalojaas e 629 casas danificadas.
Quase metade das casas (300) danificadas estão no município de Tamarana, onde o temporal afetou 1,5 mil pessoas e deixou 20 pessoas desalojadas.