CIDADES

min de leitura - #

Estudantes reocupam colégio no Distrito do Pirapó

Vanuza Borges

| Edição de 04 de novembro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ontem de manhã, o Colégio Coronel Luiz José dos Santos, no Distrito de Pirapó, em Apucarana, foi reocupado pelos estudantes. As reocupações faz parte da orientação do Movimento Ocupa Paraná, liderado pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upe’s). O movimento surgiu em protesto à Reforma do Ensino Médio e também à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos, inclusive com a saúde e educação.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes reocupam colégio no Distrito do Pirapó

Uma liminar concedida na semana passada pela Justiça determinou a desocupação das escolas de Apucarana. O colégio, entretanto, havia sido desocupado voluntariamente pelos estudantes. “Recebemos a informação que o oficial de Justiça vai ainda hoje à tarde (ontem) no colégio entregar a intimação aos estudantes. Esperamos que eles desocupem à unidade até amanhã de manhã (hoje)”, comenta o professor Jorge Luís dos Santos, que integra a Ouvidoria do Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana

De acordo com o ouvidor do NRE, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será prejudicada com o movimento. O Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos não é local de prova. O Colégio Polivalente, que é local de prova e corria o risco de ter as provas suspensas, foi desocupado a tempo. Os alunos deixaram o local na última terça-feira.

FAXINAL

Na região, a única escola ainda ocupada é o Colégio Estadual Érico Veríssimo, de Faxinal. Os alunos devem desocupar hoje a instituição de ensino até meio-dia. A decisão foi tomada em audiência de conciliação ontem à tarde no Fórum da Comarca. Caso haja descumprimento do acordo será aplicada multa de R$ 500 ao dia. O colégio é o último a ser desocupado na área de abrangência do NRE.

No auge do movimento, 25 colégios foram ocupados pelos estudantes nos 16 municípios do NRE de Apucarana.

Ontem, o Governo do Paraná conseguiu liminar, determinando o cumprimento de reintegração de posse do Colégio Estadual do Paraná e estendendo a mesma decisão para outras 43 escolas estaduais que ainda estão invadidas em Curitiba.

A Justiça determinou a reintegração de posse, inclusive a multa diária no valor de R$ 10 mil, em caso de permanência no local.