CIDADES

min de leitura - #

Eventos esportivos movimentam Apucarana

Da redação

| Edição de 23 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nos últimos anos, Apucarana já sediou sete finais de competições estaduais, incluindo os Jogos Abertos do Paraná, Jogos Escolares do Paraná, Jogos da Juventude do Paraná e Projeto Bom de Bola, recebendo 25 mil atletas, árbitros, dirigentes e torcedores. Só com a realização da final A dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), aberta anteontem, traz 6 mil pessoas para o município. Neste ano de 2017, a cidade está ainda recebe, em novembro, mais 4 mil atletas, com as finais dos JAPS (A). 

Imagem ilustrativa da imagem Eventos esportivos movimentam Apucarana
Seis mil atletas e dirigentes participam da final A dos JEPS | Foto: Delair Garcia


“Além de incentivar a saudável prática esportiva, as competições beneficiam o comércio, incluindo hotéis, restaurantes, lanchonetes e prestadores de serviços, além de manter em ótimas condições suas praças esportivas”, enumera o prefeito Beto Preto.
A busca frequente de Apucarana visando sediar grandes competições esportivas no Paraná foi mais uma vez destacada pelo secretário de esporte e do turismo do Paraná, Douglas Fabrício durante a solenidade de abertura dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), final A, na noite de sexta-feira, no Ginásio de Esportes José Antônio Basso, o “Lagoão”. 
Diante de um público histórico no Lagoão, Douglas Fabrício fez questão de enaltecer o perfil do atual gestor de Apucarana, o médico e desportista Carlos Alberto Gebrim Preto. “Apucarana é premiada por ter como prefeito um ex-atleta de basquetebol, que é um amante dos esportes, e briga para trazer para a sua cidade as maiores competições do Paraná, como os Jogos Abertos, Jogos Escolares e Jogos da Juventude”, assinalou o secretário.
Entre as vantagens, Douglas Fabrício citou os investimentos feitos para recuperar as praças esportivas de Apucarana e até os novos empreendimentos na área, como o Centro de Iniciação Esportiva (CIE), uma obra do legado olímpico brasileiro. “Essa estrutura permanece e vai dar condições para que crianças e jovens tenham prazer de praticar esportes, garantindo uma geração mais saudável para Apucarana e o Paraná”, enalteceu o secretário.
Emocionado com a lotação do Lagoão e com a empolgação dos atletas e do público com a apresentação do show de enterradas e acrobacias do “Ginasloucos”, Beto Preto disse que se sente realizado como gestor.
“Renovamos o Lagoão e estamos sediando as principais competições esportivas do Paraná”, avaliou. 

WORKSHOP 
No mês de abril, o perfil de Apucarana neste segmento, também foi exaltado em workshop da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná, realizado em Maringá. Isso aconteceu no seminário denominado “Projetos Esportivos e Sociais: Alternativas de Financiamento”, para prefeitos e secretários de trinta e cinco municípios da região noroeste do estado.
Palestrantes que conduziram o debate de alguns temas apresentaram Apucarana como exemplo a ser seguido por todos os municípios paranaenses. “Apucarana está sendo vista como capital do esporte no Estado e tenham certeza de que essa conduta ajudou muito na reeleição do prefeito Beto Preto, que obteve quase 90% dos votos válidos”, destacou o secretário Douglas Fabrício no evento.