CIDADES

min de leitura - #

Feira de troca de sementes crioulas incentiva agricultura familiar

Da Redação

| Edição de 10 de novembro de 2022 | Atualizado em 10 de novembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana recebeu ontem a 7ª Feira das Sementes Crioulas, que são aquelas repassadas de geração para geração. A atividade, realizada no Sítio Kuatijuba, na Comunidade Rural do Barreiro, foi uma realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana (STR) em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Senar, Fetaep, IDR-Paraná, UEL, Neagro e Rede Ecovida.

“Uma grande iniciativa, que tem pleno apoio do município pois promove o resgate de variedades de plantas originárias, que até poucos anos atrás eram cultivadas por nossos antepassados mas que, muitas vezes devido ao avanço da agricultura moderna, foram perdidas por grande parte dos produtores Brasil afora”, disse o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Sérgio Vital, que esteve no evento representando o prefeito Júnior da Femac. “A manutenção das sementes crioulas garante a preservação da biodiversidade”, argumenta Vital.

Além da agenda técnica, a feira contou com uma pausa para troca de semente entre os participantes. O gerente-regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Romeu Suzuki, informou que o evento em Apucarana está em consonância com o planejamento do Governo do Paraná, que visa aumentar a produção agrícola com sementes crioulas, ou naturais, em todo o Estado até o ano de 2030. Entre as vantagens da semente natural estão a durabilidade e resistência