CIDADES

min de leitura - #

Feira do ‘Outubro Rosa’ promove saúde preventiva

Da Redação

| Edição de 18 de outubro de 2022 | Atualizado em 18 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Feira do ‘Outubro Rosa’ promove saúde preventiva

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com um “mix” de serviços em saúde e atividades recreativas, mas com foco na prevenção, a Prefeitura de Apucarana promoveu durante toda a tarde e parte da noite do último sábado, junto ao Espaço das Feiras, a Feira da Saúde da Mulher.

As atividades integram a programação local da Campanha Outubro Rosa que chama atenção para importância da realização de exames preventivos periódicos contra os cânceres de mama (mamografia) e do colo do útero (Papanicolau). “Ao longo de todo este mês estamos realizando uma série de ações visando evidenciar a toda sociedade a relevância da prevenção destes cânceres, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura”, pontua o prefeito Júnior da Femac. 

Quem passou pelo evento pode acessar estandes de orientação com informações repassadas por nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), do Hospital da Providência, do Sesc Apucarana e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região (Sindspa) em evento que contou com e apoio de outras entidades como a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, a Associação de Senhoras de Rotarianos e o Conselho Municipal da Mulher, além de empresas.

A feira contou ainda com passeio ciclístico, sessões de zumba e yoga, serviços de beleza e feira gastronômica. Em uma iniciativa dos Grupos de Pedal de Apucarana, itens de higiene pessoal arrecadados foram repassados ao setor de oncologia do Hospital da Providência. “Um bom número de itens também foram angariados junto a pontos montados em lojas da cidade e também doados à unidade hospitalar para o atendimento das necessidades de pacientes em tratamento que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, finaliza Denise Canesin, secretária Municipal da Mulher.

Entre as atividades previstas na agenda do Outubro Rosa em Apucarana estão ainda o Dia “D” nas UBSs com agendamento de mamografia e coleta de preventivo (22), Feira da Mulher, que será realizada no Centro de Oficinas (27), além de iluminação especial, na cor rosa, de pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas.