CIDADES

min de leitura - #

GM Ambiental atende média de três ocorrências por dia

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal de Arapongas atendeu 184 ocorrências nos dois primeiros meses de 2022, uma média de 3 atendimentos por dia no período.

De acordo com o levantamento, as ocorrências envolvendo maus-tratos de animais tiveram destaque entre os demais atendimentos, somando mais de 39% das verificações. Os casos mais comuns estão relacionados a abandono de cachorros e cavalos, como explica o coordenador do GDA GM Emerson Alves. “A respeito dos maus-tratos, a maior parte das ocorrências está relacionada ao abandono de cavalos e cachorros, geralmente em estradas, causando alguns transtornos e até acidentes de trânsito, onde em duas situações, animais vieram a óbito. Este tipo de situação vem sendo combatida com notificação dos proprietários, apreensão dos animais e outras medidas cabíveis”, explicou.
Outra situação bastante comum na atuação do GDA é a captura de animais silvestres na área urbana. “Entre as capturas destes primeiros meses do ano, se destacam algumas aves, como uma siriema, que estava dentro de uma residência. Outras situações envolvendo lagartos, ouriços e gambás, também são bem frequentes dentro das ocorrências atendidas”. A Guarda Ambiental exerce atividades em diversas áreas, como fiscalização de descarte de resíduos sólidos, uso de fogo a céu aberto, desmatamento ilegal, poluição atmosférica, caça ilegal, entre outros. (ALINE ANDRADE)