CIDADES

min de leitura - #

Governadora participa da Festa de Santa Rita em Lunardelli

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 22 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A governadora Cida Borghetti participou anteontem da festa de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli,  uma das mais tradicionais festividades religiosas do Paraná. O evento, que começou no dia 13 de maio e segue até 10 de junho, está no calendário oficial do Estado e deve receber cerca de 50 mil romeiros.

Imagem ilustrativa da imagem Governadora participa da Festa de Santa Rita em Lunardelli


“Esta festa é o retrato do povo paranaense, uma demonstração de luta e garra”, afirmou a governadora, destacando que a festa reúne em um só dia mais de 20 mil peregrinos. 
Para Cida, a festa é também uma forma de fomentar a cultura popular e o turismo religioso. “Vemos a manifestação da música, da gastronomia popular e de tantas formas de arte. Precisamos dar condições para que Lunardelli receba os visitantes e avance para se tornar a referência no turismo religioso do Brasil”, afirmou. 
De acordo com o prefeito Reinaldo Grola (PTB), a festa de Santa Rita cresce a cada ano e representa uma importante fonte de geração de emprego e renda para a cidade. “Hoje Lunardelli é o segundo maior polo de turismo religioso do sul do país e o principal do Paraná. Recebe cerca de 400 mil romeiros por ano e isso faz com que aumente a prestação de serviços e ajude nossa comunidade”, disse. 
A previsão é que os romeiros, vindos de diversas cidades paranaenses e também de outros estados, gerem um impacto de R$ 2 milhões para a economia local.
O pároco do Santuário de Santa Rita de Cassia, padre Célio Taroso, disse que a presença da governadora Cida Borghetti na festa reforça o respeito do Governo do Estado pela manifestação da fé. “Em poucos dias de governo, já temos a visita da governadora em nosso santuário. É o respeito e reconhecimento à nossa comunidade”, afirmou. 
Segundo o padre, no ano passado o santuário recebeu visitantes de 250 municípios paranaenses.
Após a festa, a governadora reuniu-se com prefeitos da região para reforçar o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento das cidades. Onze prefeitos do Vale do Ivaí participaram do encontro. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)