CIDADES

min de leitura - #

Governo entrega mais 208 caminhões para prefeituras

Da Redação

| Edição de 29 de junho de 2022 | Atualizado em 29 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Governo entrega mais 208 caminhões para prefeituras

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou ontem mais 208 veículos para a Patrulha Ambiental em 150 municípios do Paraná. O investimento é de R$ 60 milhões, oriundo dos recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), devido a uma indenização por um acidente ambiental há mais de 20 anos no Rio Iguaçu. Foram entregues 37 caminhões baú; 29 compactadores; 28 limpa-fossa; 82 caminhões pipa; e 32 caminhões poliguindastes. Para região, são sete veículos.

“Durante a estiagem, foram esses caminhões que ajudaram a combater incêndios e abastecer populações isoladas e também foram eles que ajudaram a conter o fogo no Pantanal há dois anos. Hoje, a Patrulha Ambiental também ajuda na parte de limpeza de fossa, coleta seletiva de resíduos sólidos, recolhimento de entulhos de material de construção – que muitas vezes é jogado em terreno baldio –, então é toda uma preparação para colaborar com o meio ambiente, já que o Paraná é considerado do Estado mais sustentável do Brasil”, disse o governador.

O Paraná contabiliza a entrega de 568 veículos desde 2019, com investimento total de R$ 157,6 milhões. A Patrulha Ambiental é uma iniciativa da Sedest, executada através do Instituto Água e Terra (IAT).

“Ela foi concebida para atender as demandas dos municípios. Quando analisamos quais municípios já receberam algum veículo vemos um Paraná contemplado, priorizando municípios com IDH mais baixo”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Na região, o município de Rio Branco do Ivaí recebeu um caminhão-pipa e um caminhão baú. Também foram entregues caminhões-pipa para Borrazópolis e Jardim Alegre. Grandes Rios recebeu um veículo poliguindaste; Manoel Ribas um limpa-fossa e Bom sucesso recebeu um compactador.