CIDADES

min de leitura - #

Governo fecha Esplanada diante de novas ameaças

Da Redação

| Edição de 11 de janeiro de 2023 | Atualizado em 11 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Governo fecha Esplanada diante de novas ameaças

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com apoiadores do ex-presidente Bolsonaro convocando atos pelo Brasil, o interventor no Distrito Federal, Ricardo Cappelli, determinou ontem uma série de medidas. Há dois atos sendo convocados por golpistas, um na Esplanada dos Ministérios e outro perto do Palácio do Buriti, sede do governo do DF.

Autoridades do governo Lula já admitem pedir auxílio às Forças Armadas na proteção de prédios públicos em Brasília. Os militares devem atuar na Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes, com envio de soldados e equipamentos militares, como viaturas e blindados do Exército.

“Não há hipótese de se repetir na Capital Federal os fatos inaceitáveis que aconteceram no último dia 8”, afirmou 

Ricardo Cappelli, interventor no Distrito Federal. “Todas as forças de segurança estarão mobilizadas em alerta máximo”, acrescentou Cappelli.A Esplanada e Praça dos Três Poderes já estão fechadas para carros - apenas autoridades podem transitar em veículos. Nas avenidas laterais, há uma blitz do Detran para quem acessa a área próxima à praça.

As providências foram tomadas depois de uma reunião na manhã desta quarta-feira que contou com as forças de segurança do Distrito Federal e integrantes do GSI, gabinete que faz a segurança do presidente da República. As medidas incluem cerco à Esplanada; barreiras de revista e bloqueio; manifestantes revistados pela PM; todo efetivo mobilizado. A inteligência da PF e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal monitoram a situação.

Mochilas serão revistadas e a área da Esplanada dos Ministérios estará fechada até mesmo para pedestres. A lista de proibições na manifestação é ampla e pretende evitar um novo acampamento ou violência:

Não são permitidos canivete, fogos de artifícios e produtos inflamáveis; proibida a montagem de barracas;

Carros de som não serão autorizados; faixas e bandeiras com hastes serão recolhidas; a lista de proibições é grande, mas faixas pedindo golpe militar serão permitidas. (ESTADÃO CONTEÚDO)