CIDADES

min de leitura - #

Governo vai investir R$ 10 mi para reformar pontes no Vale

Da Redação

| Edição de 07 de dezembro de 2022 | Atualizado em 07 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu o processo de licitação para reforma de nove obras de arte especiais localizadas no Vale do Ivaí, incluindo pontes, galerias e um passa gado. O mesmo edital também contempla uma ponte e um viaduto no Norte, e duas pontes nos Campos Gerais, complementando a outra licitação que já está em andamento.

A abertura dos envelopes de preços está marcada para 6 de janeiro. O investimento estimado pelo Governo do Paraná é de R$ 10.026.852,26, valor máximo das propostas. Os serviços previstos no edital são os reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem e de segurança, melhorias na pavimentação, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, pintura externa, entre outros.

“Somente nas rodovias atendidas pela Superintendência Regional Norte do DER estamos licitando a revitalização de 44 pontes, viadutos e galerias. As obras foram definidas após uma longa análise técnica para averiguar quais estruturas necessitam de manutenção preventiva”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

Para a Ponte Rio Branco, localizada na PR-535, em Rio Branco do Ivaí, está previsto um projeto de alargamento da pista, sendo esta a obra de arte especial do edital que exige o maior aporte de recursos. Outra ponte importante inclusa no pacote de obras fica na PR-457, sobre o Rio Ivaí, no limite entre São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí. Juntas, as duas pontes representam metade do orçamento previsto.

Ao todo, 14 municípios serão beneficiados pelos serviços de manutenção neste edital. Também serão realizadas obras na ponte da PR-451, no limite entre Cruzmaltina e Grandes Rios; na PRC-466 entre Kaloré e Borrazópolis.