Grupos de compra e venda de veículos nas redes sociais estão na mira de estelionatários que estão fazendo vítimas na região, enganando possíveis compradores com a ajuda de vendedores, que também são enganados.
“A ambição do dinheiro fácil sempre joga a favor dos golpistas”, diz o sargento Roberto Silva, da Policia Militar de São Pedro do Ivaí, onde um golpe foi registrado na manhã de anteontem. Segundo ele, pelo menos 4 golpes idênticos foram aplicados nas últimas semanas.
O caso mais recente envolveu um vendedor de uma motocicleta, de São Pedro do Ivaí, e uma mulher, compradora do veículo, de Faxinal. O estelionatário negociou simultaneamente com as duas pessoas, dando um prejuízo de R$ 5.300.
O golpe, segundo o sargento Roberto Silva, funciona da seguinte forma. O golpista vasculha anúncios nas redes sociais. Primeiro eles fazem contato com os vendedores e os convencem a retirar o veículo anunciado, com a promessa de que vão ganhar mais com um intermediador. O veículo então volta a ser anunciado, mas agora sob responsabilidade dos golpistas.
Na venda da moto à moradora de Faxinal, ela chegou a se encontrar com o real proprietário do veículo, que foi orientado pelo golpista para se apresentar como irmão do vendedor. A compradora viu a moto e foi orientada pelo golpista a fazer o pagamento que, entretanto, não caiu na conta do dono da moto e sim do estelionatário.
“Há poucos dias recebemos aqui um rapaz de Maringá, numa situação muito parecida com essa. Ele perdeu R$ 3,5 mil com esse golpe. Deu dó dele, estava tão desesperado que precisamos dar água para ver se ele se acalmava.
As duas vítimas do golpe da motocicleta foram orientadas a registrar a ocorrência na Polícia Civil de Jandaia do Sul. O vendedor ficou sem o veículo e sem o dinheiro da venda. (CLAUDEMIR HAUPTMANN)