CIDADES

min de leitura - #

Guarda Municipal de Arapongas é 1ª do Paraná armada com fuzil

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Guarda Municipal de Arapongas (GMA) recebeu nesta semana dois novos fuzis modelo Taurus T4. Com as aquisições, a corporação se torna a primeira Guarda Municipal do Paraná a adquirir esse modelo de armamento e a segunda no Brasil. A compra foi feita através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), com recursos livres do município, sendo investidos R$ 40 mil, entre as armas e munições. 

A entrega oficial aconteceu no gabinete e contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do secretário de Segurança, Paulo Argati e do representante da Taurus no Paraná, Sérgio Mocelin. Para Argati, a nova aquisição fortalece a atuação da GM. “Já era a hora da nossa GMA, que é atuante e que trabalha juntamente com a Polícia Militar, ter esse tipo de armamento. É uma arma de fácil manuseio e manutenção, sendo atualmente uma das mais vendidas no Brasil. Nossa GM e a segurança pública no geral ganham muito com esse armamento de grande potencialidade”, disse. 
Argati ainda acrescentou que inicialmente apenas alguns grupos específicos da GM deverão operar o novo armamento, após passarem por rigoroso treinamento. A habilitação para o manuseio dos fuzis será feita pelo tenente-coronel Humberto Cavalcante. 
O prefeito Sérgio Onofre parabenizou a aquisição e reforçou o quão forte é a representatividade da GMA. “Nossa Guarda é referência não apenas no Paraná, mas em outras regiões do país. Com a aquisição desse novo armamento elevamos ainda mais o nosso patamar. Segurança Pública de qualidade também é uma das nossas prioridades”, enfatizou. 
A GM de Arapongas atua com armamento letal desde 2012. 
O FUZIL
Os fuzis são armamentos de alto potencial ofensivo. O modelo semiautomático, de calibre 556, com carregador de 30 cartuchos e cano de 14,5 polegadas, tem larga utilização em operações especiais. “São fuzis de plataforma consagrada, sendo utilizada pelos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN. Um armamento realmente consagrado no mundo. Estamos muito contentes com essa entrega e pela relevância que os novos equipamentos trarão para a segurança de Arapongas”, disse o representante da Taurus, Felipe Hoerlle.