CIDADES

min de leitura - #

Hospital da Providência recebe novo tomógrafo

DA REDAÇÃO

| Edição de 29 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Hospital da Providência de Apucarana acaba de receber aparelho de tomografia de última geração, importado do Japão. O equipamento, no valor de R$ 800 mil, foi comprado com recursos repassados pela administração municipal à instituição hospitalar, com a aprovação da Câmara Municipal. O equipamento servirá de apoio para o setor de radioterapia.

“Agradecemos ao prefeito Junior da Femac que garantiu a compra desse tomógrafo no valor R$ 800 mil, já que o único aparelho terceirizado que utilizávamos até agora não é compatível com a tecnologia dos modernos equipamentos para o atendimento da unidade de radioterapia do seu setor de oncologia que será inaugurada em breve”, disse diretora do Hospital, irmã Geovana Ramos.
Ela enfatiza que a “nova unidade de radioterapia exige um tomógrafo com a tecnologia avançada como esse que acabamos de receber. Esse equipamento tem 16 vezes mais potência que o antigo, faz imagem digital 3D e reconstrução das imagens.”
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, destaca que o novo tomógrafo representa um grande avanço tecnológico no atendimento das pessoas que necessitam da realização desse exame. “A imagem é de alta qualidade e esse aparelho permitia atender pacientes de até 240 quilos. Isso é muito importante porque o equipamento atual tem capacidade para atender pessoas de até 120 quilos. Quando o paciente ultrapassava esse peso havia a necessidade da Autarquia Municipal de Saúde marcar esse exame em Maringá, trazendo desconforto e transtorno para ele e seus familiares”, relata Kaneta.
Hospital da Providência tem a previsão de colocar em funcionamento a unidade de radioterapia nos próximos meses. O processo licitatório para compra dos últimos equipamentos já foi concluído.