CIDADES

min de leitura - #

Hospital Ivaiporã é reconhecido como entidade filantrópica

Da redação

| Edição de 07 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Hospital e Maternidade Ivaiporã se tornou uma entidade filantrópica: o Instituto de Saúde Lucena Sanchez. A mudança permite a entidade concorrer a uma série de convênios e recursos do Estado. A alteração de regime jurídico tenta resolver a crise financeira que vem sendo enfrentada desde o ano passado pela instituição de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Ivaiporã é reconhecido como entidade filantrópica

O hospital atende 16 municípios da 22ª Regional de Saúde através da central de leitos, e dá suporte ao Hospital do Rim de Ivaiporã, através das cirurgias urológicas e nefrológicas. O hospital tem 68 leitos e realiza mensalmente, em média, 240 internamentos via SUS, gerando em torno de 98 cirurgias. O tratamento ambulatorial é em torno de 60 pessoas por dia. 
O diretor financeiro do hospital, Lourival Mossini explica que com a certificação filantrópica, o hospital passará a receber isenção de impostos, assinar convênios e receber recursos extras do Estado. “Éramos um hospital privado com fins lucrativos que prestava serviços ao SUS. Desde de setembro, o hospital foi transformado em filantrópico, para tentar sobreviver com alguns recursos que o Estado oferece e isenções de alguns impostos. Porque na situação que estávamos com crise financeira do país e a tabela defasada do SUS não sobreviveríamos”, comenta. 
Ainda segundo Mossini, por enquanto o hospital continua em dificuldades. “Ainda não recebemos nenhum recurso. Só sobrevivemos até agora porque alguns diretores bancaram alguns empréstimos junto a bancos”, afirma. 
Ele relata ainda, que a partir da transformação para entidade filantrópica, o hospital se enquadrou em dois novos contratos, o HospSus e a Rede Mãe Paranaense. “Temos esses dois contratos em andamento aguardando a avaliação do Estado. A expectativa que em breve seja liberado para podermos receber os recursos”. 
Com a mudança da razão social, nesta semana o Instituto de Saúde Lucena Sanchez também assinou um novo contrato com o SUS, no valor de R$ 22 milhões para o custeio hospitalar por um prazo de 60 meses. “É um contrato de rotina de mais de 40 anos do SUS. Na verdade é uma previsão dos serviços normais que prestaremos ao SUS nos próximos cinco anos”, relatou Mossini. (IVAN MALDONADO)