Os aprovados no processo seletivo de recenseador do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebem nesta semana o treinamento necessário para o trabalho que será realizado em Apucarana, Rio Bom e Novo Itacolomi.
O treinamento começou ontem no Colégio Cerávolo e segue até sexta (22). Em Apucarana vão atuar 120 recenseadores. Já em Rio Bom estão previstos quatro recenseadores e três em Novo Itacolomi. “Em Apucarana são cinco turmas. No total 127 pessoas vão atuar nos três municípios. depois desses cinco dias, no final do treinamento, acontece uma avaliação onde os candidatos precisam atingir uma nota mínima. Se não atingirem, precisamos treinar outras pessoas. Depois definimos a contratação e no dia 1 de agosto já estarão nas ruas realizando o Censo”, explica Rafael de Castro Francisquini coordenador de área do IBGE em Apucarana.
O coordenador ressalta que todas as pessoas estarão identificadas durante o trabalho. “Todas as pessoas que vão realizar o Censo estarão com coletes e crachá. No crachá terá o número 0800 do IBGE e até um Código QR para quem quiser confirmar a identificação da pessoa”, disse.
O treinamento é a parte final do processo seletivo simplificado dos recenseadores e ocorrerá em todo Brasil ao longo desta semana. (SILVIA VILARINHO)