CIDADES

min de leitura - #

Idepplan reforça segurança nas travessias de pedestres

Da Redação

| Edição de 28 de julho de 2022 | Atualizado em 28 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Idepplan reforça segurança nas travessias de pedestres

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana está renovando a sinalização de trânsito horizontal em diversos pontos da cidade. Os trabalhos, executados em duas frentes, prevê revitalização da pintura em 90 ruas, totalizando investimento na ordem de R$400 mil em recursos oriundos do trânsito. Além da sinalização, outra medida tomada para reforçar a segurança no trânsito é a instalação de novas travessias elevadas, que serão colocadas em mais cinco pontos da cidade.

A previsão do município é de que os serviços de pintura sejam executados ao longo deste segundo semestre. “Trata-se de um trabalho de manutenção que garante maior segurança tanto aos condutores, quanto aos pedestres”, assinala o prefeito Júnior da Femac, que acompanha diariamente a execução dos trabalhos. 

Segundo explica o diretor-presidente do Idepplan, Carlos Mendes, o município mantém contrato com duas empresas especializadas. “Uma realiza a pintura em vias centrais e a outra nos bairros, o que garante maior agilidade aos trabalhos”, explica Mendes.

Visando causar menor impacto ao trânsito, grande parte do serviço é executada no período noturno, quando o fluxo de veículos é menor. “Na área central já foram renovadas as sinalizações de trânsito horizontal nas ruas Demétrio Santos Moreira, Antonieta da Silva Lautenschlager, Osório Ribas de Paula, Rio de Janeiro e Carlos Schmidt. Nos bairros, o cronograma já foi cumprido nas ruas Ouro Verde, Olavo Bilac, Marcílio Dias, Noboru Fukushima e Colonial”, informa o diretor-presidente do Idepplan.

A Prefeitura também iniciou a implantação de mais cinco faixas elevadas, dispositivo que começou a ser implantado em 2018 e atualmente está em 40 espalhados pela cidade. A primeira das cinco novas faixas elevadas - localizada em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho, na Avenida Central do Paraná - já foi instalada. 

“Não temos e nem desejamos ter radares na cidade, por isso estamos adotando instrumentos de gestão de trânsito como as faixas elevadas, rotatórias e agentes de trânsito para disciplinar o fluxo de veículos e pedestres”, pontua Junior da Femac.

As próximas faixas elevadas serão instaladas na Rua Guarapuava, em frente ao CREA, e na Rua Munhoz da Rocha, nas proximidades da Igreja Metodista. O dispositivo também será implantado na Avenida Santos Dumont, nas proximidades da Rede Massa/TV Tibagi, onde na sequência a Prefeitura vai instalar uma rotatória. O Parque Jaboti ganhará a terceira faixa elevada, nas proximidades do Lar São Vicente de Paulo.