O Instituto Médico Legal (IML) deve ganhar nos próximos meses uma nova sede em Ivaiporã. Com a conclusão do novo Quartel do Corpo de Bombeiros que está sendo construído na Rua Apucarana, o órgão será transferido para o prédio mais amplo, onde atualmente funciona a corporação. Há ainda, a expectativa da instalação do Instituto de Criminalística na cidade.
O novo prédio do IML, segundo Queila Back, chefe adjunta do órgão, deverá contar com diversas funcionalidades que atualmente não existem na sede local, que tem pouco mais de 70 metros². “Hoje nós temos uma sala de espera, outra sala que dividimos o serviço administrativo com o perito e não temos uma sala própria para fazermos exame de violência sexual”, comenta, destacando que o necrotério tem apenas uma mesa de necropsia e não tem câmara fria.
Queila lembra que Amuvi se propôs a fazer a doação da câmara fria, mas hoje o prédio atual não comporta o equipamento. “Quando temos um óbito, se a pessoa não for reconhecida de imediato, temos que deslocar para outro IML. Isso causa transtorno para a família. Temos o trajeto de levar o corpo para outra cidade e depois buscar o corpo para família fazer o reconhecimento e a liberação em Ivaiporã”, explica.
Outra expectativa é que a partir da nova sede, com espaço mais amplo, a regional também ganhe uma equipe da criminalística que possa atender os municípios da região.
A área de atendimento do IML de Ivaiporã passou, em abril, de 13 para 18 municípios. “Como Ivaiporã não tem criminalística, dependemos das equipes de outras cidades para atender nossas demandas”, diz.
O médico legista Renato Cambota considera importantíssima a mudança para a nova sede, “tanto em questão de logística local, como para melhorar também do serviço para todo o público que utiliza o serviço do IML. E a questão da criminalística aqui em Ivaiporã agiliza esse processo”, enfatiza Cambota.