CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã anuncia nova etapa da expansão da rede de esgoto

Da Redação

| Edição de 11 de junho de 2024 | Atualizado em 11 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã anuncia nova etapa da expansão da rede de esgoto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi apresentado ontem, em reunião no Salão Nobre, entre o prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) e representantes da Sanepar o novo projeto de ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário (SES) de Ivaiporã. A nova etapa de ampliação incluirá 14 mil metros de rede e atenderá cerca de 750 famílias nos Jardins Aeroporto, Belo Horizonte e Versalhes. Isso representa um salto de 7% na cobertura de esgoto da cidade, passando de 50% para 57%. Os investimentos são de R$ 2,78 milhões. 

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, essa obra de ampliação do sistema de esgoto faz parte de um pacote de investimentos da Sanepar em Ivaiporã nos últimos anos, que já soma R$ 55 milhões.

“É um investimento importante para ampliar os serviços de saneamento básico, tanto de água quanto de esgoto, na cidade. Com obras como essa, Ivaiporã avança em infraestrutura e qualidade de vida para seus cidadãos”, completou.

O prefeito Carlos Gil destacou a importância da ampliação da rede de esgoto para o desenvolvimento de Ivaiporã. “O investimento em saneamento básico é fundamental para garantir a qualidade de vida das pessoas e promover o crescimento da cidade. Estamos trabalhando para universalizar o acesso ao serviço de esgoto em Ivaiporã e essa obra é um passo importante nessa direção”, afirmou.

O prefeito também falou da expectativa da licitação para a próxima etapa da rede de esgoto, que atenderá a mais 25% da cidade, seja aberta ainda este ano. Esse novo projeto prevê a instalação de 46 mil metros de novas tubulações, beneficiando cerca de 2.200 residências e estabelecimentos.

Ele lembrou que, quando assumiu o primeiro mandato, apenas 11% da cidade tinha acesso à rede de esgoto, “um índice na época, bem abaixo dos padrões do Paraná”.

A reunião de apresentação do projeto contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Bruno Montoro, secretário Municipal de Obras; André Luiz Hossaka, engenheiro da Gerência de Projetos e Obras da Sanepar; Edivaldo Aparecido Montaheri (Sabão), presidente da Câmara de Vereadores e Gertrudes Bernardy, vereadora.