CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã confirma mais dois casos e chega a 10 registros de Covid-19

Da Redação

| Edição de 29 de abril de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

EDITORIA CIDADES 

APUCARANA
O Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã confirmou no início da noite de ontem, mais dois casos de Covid-19. Tratam-se de duas pacientes do sexo feminino (51 e 76 anos), que tiveram vínculo epidemiológico – ambas estão bem e encontram-se em isolamento domiciliar. Elas foram testadas em laboratórios particulares. Com os novos registros, o município passa a somar 10 casos e dois óbitos. 
Segundo a Secretaria de Saúde, outros dois pacientes estão sendo investigados. Outros seis se recuperaram da doença. Os números foram divulgados no informativo diário do município por volta das 18 horas, após o fechamento do boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A região segue com 49 pessoas infectadas e 7 mortes. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde, Apucarana continua com 15 casos confirmados, 9 pessoas em investigação, sendo que duas estão internadas, além de 7 pacientes em isolamento domiciliar e duas mortes. 
No Paraná, o número de casos de covid-19 chegou a 1271, 851 pessoas estão curadas e liberadas do isolamento e 77 morreram por consequência da doença. A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou também que vai utilizar o critério de confirmação clínico/epidemiológico. Para a confirmação nesse critério a pessoa deve ter tido contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para Covid-19 nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas. Segundo a Sesa, os diagnósticos eram realizados por meio de exames realizados laboratorialmente, método RT-PCR, e testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde. 
Enquanto o método RT-PCR analisa se o organismo do paciente está com o vírus e por isso é realizado nos primeiros dias de sintomas, nos testes a verificação é para saber se a pessoa já teve a doença e o organismo produziu anticorpos. Esses testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos.