Aimplantação dos estacionamentos rotativos públicos em Ivaiporã vai regulamentar o uso de cerca de 2 mil vagas na área central. Os pontos que serão incluídos na Zona Azul, valores da taxa e forma de funcionamento foram discutidos anteontem em uma audiência pública promovida pela prefeitura no Centro de Eventos Olívia Hauptmann.
Durante a sessão, que durou mais de duas horas, foi feita uma apresentação detalhada da proposta por Clóvis Bordinoski, proprietário da Excelência, empresa contratada pelo município para elaborar o projeto, que será finalizado após um período aberto para população dar sugestões na construção do sistema. “Para a elaboração dos projetos nós andamos por diversos dias pela cidade para ver como é a rotatividade do estacionamento e praticamente é zero nas áreas de maior fluxo de comércio e até mesmo nas áreas hospitalares e clínicas. A ideia da implantação da Zona Azul é liberar praticamente 60% dessas vagas que hoje já estão preenchidas. Isso possibilitará aos usuários da via, melhores condições de estacionar nos logradouros públicos, garantindo uma melhor circulação de pessoas e mercadorias”, ressaltou Bordinoski.
O prefeito Luiz Carlos Gil destaca que a organização do trânsito na cidade foi um compromisso de sua campanha e visa trazer maior comodidade e mobilidade à população. “O momento é oportuno para a implantação da Zona Azul para que podermos garantir mais mobilidade na cidade, algo que foi alcançado, em partes, com a construção de várias ciclovias e ciclofaixas”, afirma, acrescentando que a primeira etapa do projeto Centro Novo, implantado na Avenida Brasil, será inaugurado no próximo sábado.
Segundo o prefeito, até o dia 19 de abril, a prefeitura ainda está aberta a receber sugestões e apontamentos dos moradores, que podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp (43) 984121484.
“Após receber todas as sugestões vamos melhorar onde for necessário o projeto, que depois será encaminhado para apreciação dos vereadores. Acredito que vai passar com facilidade porque 95% da população quer a Zona Azul e daí será o tempo da licitação. Tem os prazos legais, mas acredito que tem chance de até o fim deste ano já termos funcionando a Zona Azul em Ivaiporã”, comentou Carlos Gil.
O presidente da ACISI, Afonso Frederico disse que a preocupação com o trânsito em Ivaiporã já vem de longa data, “foi nos apresentado um projeto muito bem formatado e vamos ver na prática como vai acontecer. Mas a princípio é um projeto muito bom”, relatou.
Como vai funcionar
A proposta é estabelecer o funcionamento da zona azul será de segunda-feira a sexta-feira das 8 às 18 horas e no sábado das 9 às 13 horas. Não haverá cobrança no período noturno, sábados à tarde, domingos e feriados.
A tarifa definida pela prefeitura será de R$2,00 por hora, sendo possível a compra de crédito de meia hora. O tempo máximo de permanência será de 2 horas. Após esse período, o motorista é obrigado a retirar o veículo do local e estacionar em outra vaga.
Todos os motoristas terão uma carência de 15 minutos a cada período de cinco horas e as motocicletas não serão cobradas desde que estacionadas nos locais indicados pela sinalização para o estacionamento das motos. Mesmo assim, elas são obrigadas a procurar outra vaga a cada duas horas.
Idosos e portadores de necessidades especiais terão vagas próprias e com tempo de carência de uma hora, sendo necessário o pagamento da tarifa após esse período.