Foi aberta nesta sexta-feira (2), na Sociedade Rural de Jandaia do Sul, a 4ª edição do Festival da Cachaça. O evento, criado para apresentar as bebidas engarrafadas no município, já se tornou tradição na cidade com uma fórmula que reúne exposição, encontro técnico e uma grade de shows gratuitos que atraem grande público.
A programação, que segue até domingo com cerca de 50 expositores, foi aberta em solenidade que contou com participação do prefeito Ditão Pupio, dos secretários de Estado da Saúde, Beto Preto; Casa Civil, João Carlos Ortega; Inovação, Alex Canziani e Agricultura, Márcio Nunes. O deputado Arilson Chiorato, lideranças e autoridades municipais também acompanharam o evento.
O prefeito Ditão Pupio destaca que o festival consolida um setor importante da economia do município – a indústria de bebidas - e também tem se tornado um atrativo turístico da cidade. “Nós vamos ter a exposição, a ponta de estoque do comércio local, e três dias de festa que vão trazer muita gente de fora para Jandaia do Sul, gerando emprego e renda. É uma data importante para o município”, comenta.
O secretário Beto Preto, destacou a importância da indústria de bebidas. “Com esse evento, a indústria da cachaça aqui instalada demonstra a fortaleza que é, levando o nome de Jandaia do Sul e do Vale do Ivaí para todo Brasil e o festival consolida essas marcas”, comentou.
Durante a solenidade, o secretário e o prefeito também oficializaram a assinatura do convênio de R$ 7 milhões que serão destinados à construção e aquisição de equipamentos do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 horas. O anúncio foi feito nesta semana pelo governador Ratinho Junior, em solenidade em Curitiba. “Aproveitamos esse evento importante para formalizar essa conquista”, diz Beto.
Entre os expositores do evento, há produtores de cachaça de várias regiões do Brasil.
Um deles é Andrei Ruaro, proprietário do Rancho Santa Fé, de São Francisco do Sul (SC), que participa do evento há três anos consecutivos. “A gente vem pela importância de divulgar nosso trabalho e nossa cidade. O festival de Jandaia do Sul já tem uma visibilidade a nível tradicional e para gente é uma vitrine importante”, comenta.
PROGRAMAÇÃO
Neste sábado, a programação será aberta as 13 horas. À noite tem shows com Léo Bueno e Júlio César e a dupla Gian & Giovani. No domingo, a programação ocorre durante a manhã com 1ª Corrida da Cachaça, exposição e almoço na Sociedade Rural.